Especial ruas: insegurança na Brahim Seder

10/04/2012 13:37

Adjacente às principais ruas do Centro da cidade, como a Capitão Deslandes e a Bernardo Horta, a Rua Brahim Antônio Seder, inaugurada na década de 70, se desenvolveu expressivamente nos últimos anos. Apesar disso, a infra-estrutura e a segurança não acompanharam este crescimento, segundo os comerciantes.

A pequena via, que recebeu o nome de um grande comerciante turco de confecções da década de 50 no Guandu, abriga pontos comerciais bem diversificados e é válvula de escape para estacionamento de veículos. Confecções, móveis, eletrônicos, lanchonetes, equipamentos para a área da saúde, artigos de artesanato e costura, entre outros. Apesar de estar bem localizada, os empresários da região ainda esperam que a rua receba a atenção que merece. Segundo um dos comerciantes do local, Vanderson Vieira Feliciano, há anos, quem reside ou trabalha na Brahim Seder convive com o mato, o lixo e a água que escorre de um barranco, bem no início da via.

A insegurança após as 18h00 impera.  Com iluminação considerada insuficiente, os pedestres são alvo fácil de assaltantes na rua escura. De acordo com Luis Carlos Casagrande, que possui uma loja de produtos médicos no início da via, não é comum ver policiamento na Brahim Seder.

Outro fator que desagrada a ele e a outros empresários é o paisagismo. "No barranco, onde parte da estrutura recebeu obras de contenção, deveria ser feito algo para aproveitar a paisagem, de uma maneira cultural, ou até mesmo comercial"?, opina o empresário.

 

Limpeza e captação

Segundo o subsecretário de Serviços Urbanos, Caetano Simonato, a água acumulada na calçada da Rua Brahim Seder é resultado do acúmulo da água da chuva na encosta, o que considera normal para a época. Ele afirma que a rua possui duas captações. Quanto ao mato no local, Simonato disse que duas ações estão sendo realizadas no local: a retirada de árvores que atraiam morcegos e a limpeza paliativa. Ambas realizadas a pedido dos moradores e comerciantes, de acordo com o subsecretário. 

 

 

Beatriz Caliman 

 

Â