Encenações emocionam sul do Estado

06/04/2012 22:48

Hoje, Sexta-feira Santa(06), acontecem as tradicionais encenações da Paixão de Cristo. No sul do Estado, quatro municípios promovem as apresentações teatrais montadas pelas comunidades católicas. A encenação é um espetáculo de cultura e fé que relembra os passos de Jesus Cristo até a sua morte na cruz.

A mais tradicional delas acontece em Jaciguá, distrito de Vargem Alta. Desde 1973 a comunidade realiza a encenação da trajetória de Jesus Cristo. A expectativa é que um público de 8 mil pessoas prestigie o evento. Em Cachoeiro, o espetáculo será no bairro Vila Rica. Reunindo, em média, 10 mil pessoas em cada edição, a apresentação acontece há mais de 20 anos. Cerca de 150 membros da comunidade estão envolvidos na produção.

 

Castelo

Em Castelo, o evento terá a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre atores amadores e figurantes, com idades variando entre seis meses e 87 anos. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas assistam ao espetáculo.

A encenação terá duração de duas horas. Este ano, o evento traz novidades, como, por exemplo, a apresentação do batismo de Jesus. Além disso, efeitos especiais com iluminação, fumaça e fogos de artifício também fazem parte do espetáculo.

Haverá ainda telão para que todos possam acompanhar o evento.

O espetáculo é realizado há mais de 20 anos. Desde o mês de janeiro, a comunidade de São Miguel está envolvida nos preparativos para a encenação. Neste ano, o grupo conseguiu, junto à Secretaria de Estado da Cultura, verba para investir em roupas e cenários.

 

 

Mimoso do Sul

Realizada pelo Grupo Fazart de Teatro, em São José das Torres, distrito de Mimoso do Sul, a encenação do Auto da Paixão de Cristo local conta com mais de 200 atores.

O grupo de Teatro "Fazart"?, da Associação Cultural de São José das Torres, nasceu em junho de l998, a partir de uma oficina realizada na escola local, pelo professor de Língua Portuguesa e Literatura, Jorge Luiz Fabelo Monteiro.

Vem, desde então, realizando um trabalho de pesquisa e estímulo cultural na comunidade.

 

Serviço

Autos da paixão

Cachoeiro: 19h00, no campo do Grêmio Santo Agostinho.

Castelo: 19h00, no Castelão. A entrada é um quilo de alimento.

Vargem Alta: 19h30, na Praça Padre Olívio, em Jaciguá.

Mimoso: 20h00, em frente à Igreja Católica São José Operário. 

 

 

Â