Direito de ir e vir entra na pauta - Jornal Fato
Notícias

Direito de ir e vir entra na pauta


Durante dez dias, os moradores de Cachoeiro de Itapemirim vão ser estimulados a voltar suas atenções a questões como acessibilidade e transporte adaptado. Ã? a programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21.

A primeira atividade é na terça-feira (13), na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim. O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdpede) e todos os demais conselhos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participam da ação, das 13h00 às 17h00, com foco no controle social da política pública de assistência social.

No dia 19, representantes do Comdpede, entre eles membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) debatem a acessibilidade em Cachoeiro e a participação de cada cidadão na garantia desse direito. O debate será transmitido ao vivo no estúdio da rádio Diocesana, das 7h30 às 11h00.

A acessibilidade também será o tema no dia 20, quando conselheiros vão falar sobre o assunto e discutir o tema com os vereadores na sessão da Câmara Municipal, a partir das 14h00. "Tornar as calçadas, praças e ruas mais acessíveis ao cadeirante, por exemplo, não é prerrogativa apenas dos governos, mas também da sociedade. Cada morador precisa entender seu papel nesse processo, como quando faz a calçada de sua casa"?, ressalta Ana Cláudia Araújo, coordenadora do Serviço de Atenção à Pessoa com Deficiência.

No dia 21 tem o lançamento da Cartilha do Direitos da Pessoa com Deficiência, resultado de pesquisa feita por prefeitura e Comdpede com alguns parceiros, como a Unimed Sul Capixaba, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa) e o Hospital Infantil Francisco de Assis. A solenidade ocorre às 14h00, no auditório da Unimed, na avenida Lacerda de Aguar, bairro Gilberto Machado.

O projeto Ir e Vir, que leva transporte gratuito a cadeirantes em Cachoeiro, vai contar com uma mobilização especial no dia 22 para quem ainda não conhece ou quer conhecer melhor o sistema. Vans do projeto e ônibus que fazem linhas urbanas, adaptados para cadeirantes, vão sair da praça Jerônimo Monteiro às 13h00 e fazer um passeio pela região central com os interessados.

No último dia de atividades, membros do Comdpede vão fazer uma panfletagem de conscientização no comércio sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Eles vão passar pela região central da cidade, das 8h00 às 10h00.

"Esperamos chamar atenção da sociedade em relação à pessoa com deficiência, que têm espaço e igual direito de ir e vir, de estar inseridos na dinâmica da sociedade e de exercer a cidadania. Direitos que precisam ser garantidos"?, avalia a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.

 

Programação

Dia 13

Capacitação dos Conselhos da Semdes, no Cras do bairro Jardim Itapemirim, das 13h às 17h00

 

Dia 19

Mobilização na rádio Diocesana com o tema "Acessibilidade dever de todos"?, das 7h30 às 11h00.

 

Dia 20

Mobilização do Legislativo acerca dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na plenária da Câmara Municipal de Cachoeiro, às 14h00.

 

Dia 21

Mobilização de grupos à frente da efetividade dos direitos, com lançamento da "Cartilha dos Direitos da Pessoa com Deficiência"?, no auditório da Unimed Sul Capixaba, às 19h00.

 

Dia 22

Sensibilização da população e usuários na utilização das linhas do transporte coletivo adaptados e do Ir e Vir, na praça Jerônimo Monteiro, das 13h00 às 17h00.

 

Dia 23

Mobilização do comércio local, 8h00 às 10h00.

ntinuar�etP � Nosso objetivo é ampliar o perfil social das pessoas atendidas pelo nosso programa de estágio, favorecendo uma parcela de estudantes que estava fora do nosso processo seletivo"?, explicou o secretário municipal de Administração e Serviços Internos, Manoel Cabral.

Hoje, a prefeitura conta com 300 estagiários, em diversas áreas, incluindo os matriculados no ensino médio e superior. As inscrições geralmente são abertas no início do ano letivo, nos meses de fevereiro e março, quando os alunos já podem requerer o atestado de matrícula para apresentar à prefeitura.

Comentários