Aprovado Teste do Coraçãozinho

04/04/2012 23:45

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou na terça-feira o projeto de lei nº 16/2012, do vereador Júlio Ferrari (PV), que torna obrigatório a realização do Teste do Coraçãozinho em todos os bebês que nascerem no município.

O exame é oficialmente denominado Oximetria de Pulso, e, segundo o texto aprovado, deverá integrar o rol de procedimentos obrigatórios realizados gratuitamente nas maternidades do município. Segundo Ferrari, o Teste do Coraçãozinho detecta a cardiopatia congênita, que é uma anormalidade na estrutura ou nas funções do coração.  Muitas pesquisas apontam para os benefícios do exame em bebês, que hoje só é realizado em UTIs neonatais, não se aplicando aos berçários com os bebês aparentemente normais.  Com isso, diz o vereador, a doença acaba sendo detectada tardiamente, após a alta hospitalar do recém-nascido.

"Isso pode resultar no agravamento do quadro e até na morte da criança. Por isso é fundamental que o Teste do Coraçãozinho seja realizado em todos os recém-nascidos"?, afirma Ferrari.

O projeto, sendo sancionado pelo prefeito Carlos Casteglione (PT), integrará Cachoeiro a uma lista de cidades que já tornaram o exame obrigatório, como defendem pediatras e cardiologistas de todo o Brasil.

"Nossa preocupação é a saúde das crianças"?, finaliza Ferrari, que, no ano passado, já conseguiu aprovar projetos que também tornaram obrigatórios o Teste do Olhinho e o Teste da Orelhinha nos bebês nascidos na cidade.

Â