Acessibilidade já!

10/09/2011 01:12

Ã? comovente a luta dos portadores de necessidades especiais por melhores condições de acessibilidade. As barreiras são enormes, mas uma a uma vão sendo superadas. A luta continua na selva de concreto e descaso com a causa que se tornou Cachoeiro - e boa parte dos centros urbanos do país.

Nos últimos anos houve avanços. Muitos. Como as vagas de estacionamento exclusivas, o transporte especializado e gratuito nas vans do Ir e Vir, os telefones adaptados para deficientes auditivos - cuja ampliação foi recentemente anunciada -, o rebaixamento de calçadas - sobretudo na região central - e os ônibus com elevadores. Mas falta muito, muito mesmo, para que estas pessoas tenham a liberdade de acesso a todos os locais, como lhes garante a Constituição Brasileira. Mesmo prédios públicos, como o Bernardino Monteiro, onde funcionam o coração e a cabeça do Poder Executivo, não dispõem de rampas para que os cadeirantes possam chegar.

A maioria das calçadas é uma lástima. Um desafio para qualquer cidadão. Para quem tem limitações de movimento ou de visão é um impedimento. Elas são altas, baixas e/ou tortas demais. Algumas têm obstáculos inacreditáveis, como blocos de concreto, pedras, tubos de ferro, correntes, desnível, etc..

O passeio que deveria ser público é restritivo. Impede até que os elevadores dos ônibus adaptados possam ser utilizados já que os pontos de parada não estão no padrão desejável. Aliás, não seguem padrão algum.

A atuação do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdpede) tem ajudado a superar estas fronteiras. A estratégia, além da ação em busca de melhorias, está na conscientização das pessoas sem necessidades especiais, que têm entendido.

Em Cachoeiro, a produção de deficientes é feita em escala industrial. Antes mais pelos acidentes no setor de rochas ornamentais, agora superado pela violência no trânsito, principalmente em acidentes envolvendo motocicletas.

Eu, você, algum parente ou amigo, vamos, em breve, precisar de uma cidade mais acessível. Seja por um trauma ou pelo simples envelhecimento, a que todos estamos sujeitos. Diante disso, se não for por empatia, ao menos por racionalidade é preciso apoiar esta causa.

 

Sobe

Bom motorista

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1202/11, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que concede desconto de 10% no valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de veículos por condutores que não tenham cometido infração no trânsito nos três anos anteriores. A medida valerá para os automóveis de fabricação nacional, com motor até 2.0 e movidos a combustível de origem renovável.

 

Desce

Som nos ônibus

O vereador Professor Léo (PT) começou na semana passada a campanha "Não seja o DJ dos ônibus"? nas redes sociais e nos pontos de Cachoeiro. Muitos usuários do transporte reclamam do barulho que vem de celulares e até mesmo de micro system dentro dos coletivos. "Vamos tentar conscientizar os usuários para que utilizem aparelhos sonoros com fones de ouvido"?.

 

Numérica

A quantidade de motos vendidas no país no mês de agosto foi a maior já registrada. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), foram comercializadas 202.851 unidades no mercado interno, 8,8% a mais do que em setembro de 2008, mês recordista em vendas até então. Em agosto foi registrada alta de 25,8% em relação a julho e de 24% ante o mesmo mês de 2010.

A produção de motos em agosto também foi recorde: 217.642 unidades, alta de 35,8% em comparação a julho, de 25,8% em relação ao mesmo mês de 2010, e de 3,5% sobre o melhor resultado obtido até então, de setembro de 2008. No acumulado de 2011, no entanto, a produção é menor do que a do mesmo período de 2008 "" pré-crise financeira "" ano de melhor desempenho do setor. Até o momento, foram produzidas 1.456.547 motocicletas este ano, contra 1.473.494 de igual período de 2008.

 

Vias de FATO

O PDT deverá realizar na semana que vem um Encontro Regional em Cachoeiro. Será no sábado. O objetivo principal, claro, é discutir o calendário e as eleições de 2012.

*************

O superintendente do DNIT, Haupher Luigi, vem a Cachoeiro dia 22, a convite da Diocese. Vai ouvir sugestões para, com a Graça de Deus, diminuir o número de acidentes fatais na BR 101 Sul.

*************

Câmara de Cachoeiro é maior que coração de mãe. No dela sempre cabe mais um. No Legislativo, mais seis.

************

Em Marataízes, PSDC se movimenta e lança pré-candidatos a prefeito.

*************

Em Itapemirim ninguém se movimenta até saber o que fará o casal do DEM, Ferraço e Norma Ayub.

*************

A dupla Patati e Patatá deve repetir amanhã, em Itapemirim, o sucesso de Cachoeiro, onde milhares de pessoas compareceram para assistir aos palhaços.

*************

Até a próxima.

 

Aspas

"Estamos buscando maneiras para não precisar demitir"?.

 Mauro Lúcio Peçanha Junior

Diretor da Atum do Brasil tem esperança de não precisar dispensar 120 funcionários em Itapemirim