Temporais: Agora é a vez do Sudeste

Nenhum lugar do mundo teve uma chuva tão acima da média e numa área abrangente como o estado da Bahia nos últimos 30 dias, segundo MetSul

29/12/2021 11:26
Temporais: Agora é a vez do Sudeste /Foto: Pixabay.

Toda a região sudeste será a próxima a receber um volume bem expressivo de chuvas, nas próximas horas. Após os prejuízos na Bahia, o corredor de umidade segue para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo com potenciais desastres nestas regiões. 

Em Cachoeiro de Itapemirim a chuva é esperada em todos os dias do final do ano: 29/12 53.0mm; 30/12 9.4mm;  31/12 1.1mm e no dia 01/01 3.6mm. Segundo informações do Insttituto MetSul, divulgadas nesta quarta-feira (29), o estado com probabilidade de sofer mais prejuízos é Minas Gerais, onde os cálculos mostram um acumulado de 300 mm a 500 mm de chuvas em algumas localidades nos próximos 15 dias.

Mas os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo também poderão contabilizar prejuízos com a chuva excessiva.

O mapa abaixo mostra a última projeção de chuva do modelo meteorológico norte-americano GFS para 15 dias em que se observa a tendência de acumulados muito altos no Sudeste com indicativos de 300 mm a 400 mm em alguns locais.

Segundo o boletim, ?volumes tão altos esboçam um cenário de novas situações de emergência e calamidade por chuva no começo do ano? nestes estados.

Bahia ainda sofre

Se você acha que a chuva na Bahia foi a que mais fugiu ao normal neste mês de dezembro no Brasil, engana-se. Foi no mundo! Nenhuma área do planeta teve chuva tão acima da média nos últimos 30 dias como o estado baiano, mostram dados que a MetSul Meteorologia buscou na base de dados de monitoramento global de precipitação da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA), a agência climática do governo dos Estados Unidos, de acordo com o MetSul.