Programação para comemorar Semana da Água em Itapemirim - Jornal Fato
Meio Ambiente

Programação para comemorar Semana da Água em Itapemirim

As ações serão realizadas entre os dias 18 a 22 de março e contará com a participação de alunos das escolas municipais


Em comemoração à Semana Municipal da Água, a Prefeitura de Itapemirim por meio da Secretaria de Meio Ambiente programou várias ações para a próxima semana. As ações serão realizadas entre os dias 18 a 22 de março e contará com a participação de alunos das escolas municipais.

No decorrer da semana haverá recuperação da área degradada, recuperação de nascentes, produção e plantio de mudas, atividades de educação ambiental nas escolas, gincanas, e comemoração do Dia Mundial da Água no parque ecológico municipal, com a presença da banda da polícia militar, apresentação escolares e o lançamento do projeto "Raízes de Itapemirim".

O projeto "Raízes de itapemirim" consiste em que cada recém-nascido registrado em Itapemirim, uma muda de árvore também seja plantada em área degradada no município. A preferência será dada ao local mais próximo da residência da criança.

Nesta 'Certidão Natural' existem informações sobre os cuidados com a saúde do bebê no primeiro ano de vida, fazendo um paralelo lúdico com o desenvolvimento da planta. A dimensão do programa, no entanto, vai depender das famílias. Os pais dos nascidos na maternidade do município, Hospital Menino Jesus, serão consultados se desejam aderia ao programa.  Em caso positivo, será gerada "certidão de nascimento natural" que será encaminhada para Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a quem caberá o plantio de muda de árvore nativa de Mata Atlântica, com uma placa indicativa do nome da criança.

Já as crianças, que por razões adversas, nasceram em outros municípios, mas residem em Itapemirim, os pais que desejam aderir ao programa devem procurar a Secretaria. Outro ponto de inclusão deste projeto é a produção das placas indicativas de nome das crianças nas plantas feita por pacientes psiquiátricos e alunos da rede municipal de ensino bem como as sacolinhas de leite do programa Leite é Vida que são reaproveitadas na produção de mudas também por estes cidadãos.

Comentários