Palácio Anchieta terá simulação de reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas

O objetivo das COPs é discutir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, conter o aumento da temperatura global

12/09/2024 07:58
Palácio Anchieta terá simulação de reunião da ONU sobre Mudanças Climáticas /Foto: divulgação/Governo do ES

Neste sábado (14) e domingo (15), o Palácio Anchieta vai realizar a ?MiniCOP?, que é uma simulação da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a conhecida COP ou Conferência das Partes, que é uma reunião de países que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). O objetivo das COPs é discutir medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, conter o aumento da temperatura global.

A MiniCOP vai reunir jovens capixabas ou residentes no Espírito Santo, de 18 a 29 anos, e que terão a oportunidade de uma experiência prática e imersiva nas discussões sobre políticas públicas em mudanças climáticas. O tema do evento será ?financiando soluções para estabilizar o aquecimento global?.

Foram selecionados 84 jovens capixabas e residentes no Estado, a partir de um edital aberto ao público, que representarão 28 países na Conferência do Clima. E umas das tarefas é negociar um acordo global do tema Missão 1.5 ? uma proposta para manter ?ao alcance? a meta do Acordo de Paris de estabilizar o aquecimento da Terra em 1,5°C em relação à era pré-industrial.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, a participação dos jovens capixabas vai além do desenvolvimento de habilidades de negociação, argumentação e trabalho em equipe dos envolvidos.

?Há uma maior conscientização e compreensão mais profunda em formar e sensibilizar esses jovens sobre a importância de se tomar medidas concretas para enfrentar a crise climática e se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades. Temos essa responsabilidade de capacitar e inspirar a próxima geração de líderes climáticos, preparando-os para enfrentar os desafios globais com conhecimento, habilidade e determinação?, analisa o secretário Rigoni.

Além da presença confirmada do governador Renato Casagrande durante os dois dias de simulação, também estarão presentes representantes da embaixada do Azerbaijão, país sede da COP29, que acontecerá em novembro de 2024.

 

Premiação

O jovem ou a jovem que mais se destacar durante a MiniCOP se juntará à comitiva do Governo do Estado do Espírito Santo na COP29 e terá a ida custeada por instituições privadas parceiras do evento, que acontecerá em para Baku, capital do Azerbaijão.

 

Serviço

MiniCOP Local: Palácio Anchieta Horários: das 9h às 17h Dias: 14 e 15 de setembro