Justicias-vermelhas embelezam Guaçuí - Jornal Fato
Meio Ambiente

Justicias-vermelhas embelezam Guaçuí

Elas florescem na primavera e verão com as inflorescências permanecendo por longo tempo na planta. As flores atraem beija-flores, como todas as plantas desta família.


Quem passar pela cidade de Guaçuí, caparaó capixaba, vai encontrar um toque de beleza natural.

A Equipe de Paisagismo e Jardinagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou o plantio de mais 42 justicias-vermelhas na Avenida Beira Rio, nos dois lados do Pontilhão de Ferro. A ação aconteceu no final da semana passada, visando completar uma área que ainda não havia sido plantada a espécie que chama a atenção dos moradores e visitantes quando a planta está no seu período de florada.

Segundo a Semmam, é comum o plantio acontecer em parceria com alunos de escolas do município, como já ocorreu inclusive com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Antônio de Carvalho, localizada no distrito de São Tiago, mas por conta da pandemia, o plantio foi realizado somente com os profissionais da jardinagem.

Saiba mais

Justicia-vermelha (Megaskepasma erythrochlamis), planta arbustiva de altura entre 2,50 a 3,0 metros de grandes dimensões, forma irregular. Folhas grandes cor verde claras, textura coriácea com nervuras marcadas.

As flores são brancas e pequenas inseridas em brácteas vermelhas que formam grande inflorescência do tipo espiga, na ponta dos ramos e acima da planta. Floresce na primavera e verão com as inflorescências permanecendo por longo tempo na planta. As flores atraem beija-flores, como todas as plantas desta família.

Comentários