Estudantes da região do Village da Luz aprendem sobre preservação ambiental - Jornal Fato
Meio Ambiente

Estudantes da região do Village da Luz aprendem sobre preservação ambiental

Escolas municipais recebem visita do projeto Caixa Ecológica, da prefeitura


- Divulgação/PMCI

O projeto Caixa Ecológica, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, visita escolas dos bairros Village da Luz e Fé e Raça, nesta semana. O objetivo é conscientizar estudantes, de forma lúdica, sobre a importância da preservação da natureza.

A ação é desenvolvida pela equipe de Educação Ambiental da Semma, que leva às unidades de ensino uma grande caixa que se transforma em uma estante repleta de livros infantis com temática ambiental.

Na terça (24), foram visitadas as escolas municipais Maria Stael de Medeiros Teixeira e Zilda Soares Moura. Nesta sexta-feira (27), a atividade será finalizada na escola Professora Gércia Ferreira Guimarães.

Aos estudantes está sendo proposta uma contação de história ambiental, chamada "Em busca do tesouro", em que uma menina vive uma aventura em um rio e descobre a riqueza dos materiais recicláveis. Fantoches, músicas, danças a dinâmicas são usados nas atividades para que as crianças aprendam sobre a reutilização de objetos e conservação dos recursos naturais.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andressa Colombiano, por meio da contação de histórias busca-se transmitir conhecimentos de educação ambiental de modo descontraído, conectando os problemas ambientais com os sociais. "Interagir com as crianças e fazê-las participar ativamente das histórias é muito importante porque une a capacidade de criar vínculos e de construção colaborativa, permitindo que a criança aprenda brincando", reforça.

Caixa Ecológica no Transforma Cachoeiro

A Caixa Ecológica também estará presente no Transforma Cachoeiro, mutirão de serviços públicos, que terá sua primeira edição no próximo sábado (28), das 9h às 15h, na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, no Village da Luz. A intenção é aproveitar o evento para entreter e instruir o público infantojuvenil.

Além disso, a Semma realizará no evento oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha, e registrará denúncias relacionadas a infrações ambientais.

A educação ambiental também se fará presente no mutirão por meio da participação da Polícia Ambiental, que distribuirá materiais educativos e montará uma exposição de animais taxidermizados (empalhados), para conscientizar o público sobre a preservação da fauna.

Comentários