Dia do Manguezal é comemorado com limpeza e educação ambiental - Jornal Fato
Meio Ambiente

Dia do Manguezal é comemorado com limpeza e educação ambiental

A ação aconteceu no município de Presidente Kennedy


Em comemoração ao Dia Mundial dos Manguezais, celebrado neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizou um mutirão de limpeza no manguezal localizado nas proximidades da foz do Rio Itabapoana, colentando grande quantidade de resíduos sólidos dispostos irregularmente no ambiente natural. Os resíduos foram destinados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Presidente Kennedy.

De acordo com técnicos do setor de Educação Ambiental da SEMMA, esta ação visa não somente a limpeza do local como também a sensibilização ambiental da população alertando sobre a importância de efetuar a destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, de forma a não permitir que os mesmos sejam depositados de maneira inadequada na natureza.

Além da ação de limpeza, estudantes da escola de Jaqueira compareceram ao local para acompanharem os processos de limpeza e observarem as características deste ambiente natural riquíssimo. Os alunos estão atualmente estudando o conteúdo manguezal em sala de aula.

O setor de Educação Ambiental da SEMMA está à disposição das demais escolas para apoio e desenvolvimento de ecoturismo, aulas de campo, ações ambientais e demais eventos pertinentes. A solicitação de ações devem ser enviadas através do e-mail [email protected] ou do telefone (28) 3535-1255.

 

QUE É O MANGUEZAL

Aniversariante do dia, este ecossistema localiza-se nas proximidades da transição dos rios com os mares. De solo lamoso e com muita matéria orgânica, este ecossistema é habitat natural de diversas espécies de animais e vegetais. Além disso, tem a grande função de berçário de espécies marinhas, permitindo que os filhotes cresçam com segurança sem serem alcançados por predadores.

 

Comentários