Cachoeiro qualifica 300 agentes comunitários de saúde

Ação da BRK Ambiental faz parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental da concessionária e tem objetivo é sensibilizar os agentes de saúde do município sobre a importância do sistema de saneamento básico

28/09/2021 07:30
Cachoeiro qualifica 300 agentes comunitários de saúde

A BRK Ambiental irá capacitar cerca de 300 agentes comunitários de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. A qualificação, que faz parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental da concessionária,  será realizada de terça (28 de setembro) a sexta-feira (1º de outubro), no auditório Professor David Alberto Lóss, no bairro Ferroviários, das 13h às 16 horas.

 

Como medida de prevenção à Covid-19, os participantes serão divididos em quatro turmas. Também haverá a adoção de medidas preventivas como o controle do distanciamento entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos.  

 

A qualificação será ministrada pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro, Micheline Bernabé, e pelo biólogo Paulo Roberto Arantes. Micheline explica que o objetivo é sensibilizar os agentes de saúde do município sobre a importância do sistema de saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública.

 

?O tratamento da água e a coleta, tratamento e destinação final do esgoto são fundamentais para a qualidade de vida da população, pois previnem doenças de veiculação hídrica e auxiliam na redução das taxas de internação e dos custos com saúde pública. Nesta capacitação, iremos falar sobre como funcionam os sistemas de água e esgoto do município e a relação com a saúde, alertando também para a importância do descarte correto de resíduos e indicando as principais doenças de veiculação hídrica?, afirma.

 

Segundo Micheline Bernabé, como atuam em contato direto com a população, os agentes de saúde são multiplicadores essenciais de conhecimentos para a população sobre temas relevantes, como a importância do saneamento para saúde pública.

 

?No dia a dia, esses profissionais já orientam as comunidades. Esta capacitação irá contribuir para que mantenham este trabalho voltado a informar, orientar e mobilizar as comunidades para que estejam em alerta aos riscos à saúde e desenvolvam medidas simples de prevenção e proteção à saúde e ao meio ambiente?, finaliza a analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK em Cachoeiro.