Poliglota - Jornal Fato
Artigos

Poliglota

Um amigo brincalhão publicou, no face, mensagem na língua do Pê


Um amigo brincalhão publicou, no face, mensagem na língua do Pê. Como não entenderam nada, resolvi continuar a brincadeira e com ela vieram as recordações. Quando jovem me comunicava com amigas na referida língua, para que os adultos não participassem da nossa conversa. É simples de falar, mas complica no entendimento. Felizmente não perdi a fluência e continuei me comunicando com os netos, quando tratamos de assuntos particulares. Adoro repassar cultura inútil para eles!

E me veio à lembrança as inúmeras brincadeiras que curtimos juntos antes do advento do smartphone. Brincávamos de pique, o de esconde - os complicados de hoje eu nem entendo bem de tanto salva prá lá e salva prá cá. Não sou muito adepta de jogos, mas os que podiam desenvolver o aprendizado eu curtia com eles, como a Forca e o Adedonha. Na Forca tem-se que adivinhar uma palavra ou se morre enforcado e na Adedonha prepara-se uma lista para preencher, obedecendo uma letra inicial, com nomes diversos de frutas, flores, países, cidades, animais, filmes, marcas de carros e pode-se complicar à vontade. Ganha quem mais acerta. Primeiro de abril já passei muito, e até organizava de antemão como iria pegar cada um, hoje estão muito espertos e não caem mais, porém de vez em quando ainda pego um no descuido. Já realizei com eles grandes caminhadas, de Cachoeiro até o Itabira e em Marataízes simplesmente pelas ruas. E realizei um sonho: fomos de trem até Belo Horizonte, um passeio inesquecível. E estou planejando leva-los à Itália, para que possam conhecer a cultura dos nossos antepassados. Adoro conviver com as novas gerações, e como hoje quase não se brinca, também aderi ao smartphone e é através das novas tecnologias que nos comunicamos.

Brinquei menos com os filhos, na infância deles eu lutava mais pela sobrevivência, estudando, trabalhando e tentando dar o melhor de mim. Mas nos verões lembro-me do pique com eles pelas ruas de Marataízes, até que caí estatelada numa calçada, esfolei o rosto, fiquei vários dias sem ir à praia e reconheci não ter mais idade para essas aventuras.  E hoje, no meio das recordações, considero-me uma afortunada. Comunicando-me em inglês - com dificuldade, em italiano - mais facilmente pela ascendência, e agora retomando a posse da língua do Pê, posso considerar-me uma potencial poliglota. Vopocêpe dupuvipidapa? 

 


Comentários