Partilhando Planos

Quando decido por uma ação raramente desisto antes de vê-la concluída

17/07/2024 09:28
Partilhando Planos /Foto: Reprodução/Web

Partilhar planos é uma maneira de realizá-los, diante dos outros e de nós mesmos, não pretendemos apresentar imagem de pessoas fracassadas em nossos propósitos. Por conta disso, quando decido por uma ação raramente desisto antes de vê-la concluída. Utilizei o termo raramente para não ser tão radical, mas pode ser substituído por nunca, não me recordo de nenhuma situação em minha vida em que desisti de um propósito.

Tudo que faço é planejado, aos domingos anoto todos os compromissos da semana e revejo o que depende de prévia organização. E assim começo a semana com as metas estabelecidas e a cabeça alinhada. E não me perco nas inúmeras atividades e reuniões, e como meu tempo é limitado nunca fico num local além do tempo necessário e previamente estabelecido. Aprendi a ser objetiva e a não enrolar, em geral não deixo ninguém esperando por mim, sou pontual e exijo pontualidade. Cumpro todos meus compromissos, e priorizo minha presença em casa com meu marido.

Não sei se estarei viva amanhã, mas tenho planos para viver muito. A cada início de ano organizo minhas prioridades, planejo, anoto e de vez em quando releio para confirmar se, pelo menos, atinjo um bom percentual. Não temo a morte, só tenho pena de morrer com ainda tantos projetos a realizar. E garanto que, até que a morte chegue estarei ativa, tentando me melhorar e trabalhando em prol dos que me cercam. Sou uma idealista, nunca fujo de uma demanda em que possa ser útil minha participação, em múltiplas vertentes: social, cultural, política, religiosa, humanitária, abraço as causas como abraço a vida, dando tudo de mim.

E no próximo ano farei 80 anos. E estabeleci metas pré-comemoração: Cuidar da minha saúde e do meu corpo, manter rotina de oração e espiritualidade, preservar meus trabalhos ? na Vila Aconchego e os voluntários, publicar meu oitavo livro de crônicas, organizar a casa para festejar, no verão e no Carnaval, juntamente com familiares e amigos, que representam tanto em minha vida. E já tenho o mote da festa: ?Viver e não ter vergonha (de nada, muito menos) de ser feliz?!