Black Friday - Jornal Fato
Artigos

Black Friday

Traduz-se como sexta-feira negra e o termo foi usado pela primeira vez em 1869


Foto: G1 Globo

Traduz-se como sexta-feira negra e o termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando houve uma queda vertiginosa no preço do ouro causando uma grande recessão. Atualmente o termo simboliza um dia de muitas liquidações no comércio varejista, ocorrendo sempre na quarta sexta-feira de novembro. A data foi criada nos Estados Unidos, que tentou incorporar o feriado de Ação de Graças na quinta com a sexta de liquidações, a fim de atrair os consumidores. Com a globalização e o acesso à internet, o evento foi se espalhando pelo mundo e naturalmente adotado no Brasil, afinal a data coincide com o recebimento do salário de novembro e a metade do décimo terceiro, o que possibilita ao povo partir para as compras, já antecipando o Natal.

Como não sou uma compradora compulsiva e compro o que necessito realmente, nunca me encantei pela data. E para piorar tenho péssima memória da minha infância, quando as roupas eram costuradas em casa e minha mãe me levava às liquidações nas lojas de tecidos. Ainda sinto o cheiro do tecido novo nas narinas e o pavor que me causava mulheres atropelando umas às outras nas bancas.

Hoje, em outra realidade, saio de casa cedo, numa sexta-feira feira repleta de compromissos, comuns em final de mês. Na Bernardo Horta o trânsito estava completamente parado. Como chovia pensei que poderia ser esse o motivo, ou talvez algum acidente. Tinha um encontro com hora marcada e fui ficando ansiosa, vontade de largar o carro e seguir à pé. Observei que desciam muitas pessoas dos ônibus e algumas até corriam. Continuei sem entender nada, só compreendi ao passar em frente ao comércio abarrotado de gente. Era o Black Friday! Mais tarde recebi um vídeo mostrando o interior de uma Loja Americana, em que mulheres se engalfinhavam tentando pegar os produtos e toma-los uma das outras! Imaginei tratar-se de uma neura coletiva e assustadora, pelo menos para mim, que não conseguia me mover na cidade e que não resolvi nada do que pretendia.

O ponto positivo é que o comércio aumentou bastante as vendas, tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. E ainda no sábado à noite fiquei impressionada com a quantidade de carros em redor do Shopping Sul, apesar da abertura de mais 750 vagas de garagem na ala nova. Pelo bem da economia, que venham muitos Black Fridays, quanto a mim fico fora, em respeito a minha sanidade mental.

 

Marilene De Batista Depes

 


Comentários