A festa da festa

Para quem organiza, dá muito trabalho. Pode-se terceirizar toda a organização, como é comum nos casamentos e aniversários

30/08/2023 10:01
A festa da festa /Foto: Reprodução/Web

Para quem participa a festa é só uma festa. Para quem organiza, dá muito trabalho. Pode-se terceirizar toda a organização, como é comum nos casamentos e aniversários - um se responsabiliza pelas comidas e bebidas, outro pelos doces, outro ainda pelo bolo, além da escolha da música e da decoração, ou se contrata um cerimonialista que cuida de todos os detalhes.

Afinal, é fácil organizar uma festa? Depende de muitos fatores. Um evento, eu imagino, começa a ser planejado com muita antecedência. O segredo de uma festa está na lista de convidados ? pessoas alegres, amigas, leves, enfim com capacidade de transformar o ambiente de festa numa grande confraternização. O segundo quesito é a música ? uma boa música e de acordo com a idade dos convidados, também é capaz de levantar o ambiente.  O terceiro é a bebida ? farta, gelada, variada e bem dosada. O quarto é a comida. O ideal? Adiar o serviço e ir intercalando petiscos leves, soltos, servidos no entorno. Nada que prenda as pessoas às mesas ? evitar muita gente sentada e sem comunicação entre si é primordial! E por último a decoração, que deve nos remeter a um mundo de fantasia. Tudo seguido à risca por quem organiza.

A festa tem início com os convites, que anteriormente eram impressos e entregues em mãos, hoje tudo é mais prático, eles são enviados através das redes sociais e já com os pedidos de confirmação. Importante saber quantas convidados vão comparecer porque paga-se o buffet por pessoa. Tudo mudou ou evoluiu, antes se contratava uma boa cozinheira, oferecia-se um jantar, bolo e doces de sobremesa, de modo artesanal e familiar. A mudança começou a ocorrer quando surgiu uma torta de pão de forma que substituía o jantar, e a sua praticidade atingiu adesão unânime, principalmente por quem não possuía recursos para grandes comemorações. Essa torta, felizmente hoje, é mais encontrada em eventos escolares ou religiosos.

Uma boa pedida para um evento mais íntimo e despojado, que em geral agrada a maioria, é um churrasco ou uma feijoada, e se forem regados com uma boa cerveja ou uma caipirinha, e um grupo de samba, o sucesso está garantido.  E para quem pretende comemorar de uma forma mais suntuosa, tendo em mãos a lista de convidados, partir para a contratação da banda, buffet, doces, bebidas, decoração, e organizar toda produção. E escolher locais perfeitos para sua realização.

Aguardo ansiosa todos os eventos para os quais sou convidada, curto ao máximo e retorno para casa com o coração alegre e repleto de gratidão.