Carrapato é encontrado no interior de orelha de criança - Jornal Fato
Internacional

Carrapato é encontrado no interior de orelha de criança

O menino de nove anos reclamou de ouvir zumbidos, além de uma sensação incômoda em seu ouvido


Um carrapato comum em cães foi encontrado no ouvido de um garoto de 9 anos nos Estados Unidos. O aracnídeo foi encontrado porque o menino reclamou de uma sensação incômoda dentro da orelha. De acordo com os médicos responsáveis pelo caso, foi fácil o motivo: além de encontrarem o carrapato, os especialistas notaram que a região ao redor (a membrana timpânica) estava inflamada.

Segundo o Dr. David Kasle, médico residente do Yale New Haven Hospital, que ajudou a tratar o paciente, situações como essa são raras, mas podem ocorrer. O zumbido que o menino ouviu alguns dias antes de ir ao hospital provavelmente foi o som do carrapato rastejando pelo canal auditivo. "Essencialmente, quanto mais próximo qualquer som chegar ao tímpano, mais alto será [ouvido] pelo paciente", disse Kasle em entrevista ao site Live Science. "À medida que esse aracnídeo se aproximava cada vez mais, o menino provavelmente o ouvia mais alto e mais alto."

O animal, contudo, já estava morto quando foi retirado. Kasle conta que tentou remover o carrapato com o menino acordado, mas, como partes do aracnídeo estavam muito presas ao ouvido, foi necessário anestesiar o garoto para uma pequena cirurgia. 

Após a remoção do carrapato, o menino recebeu um líquido antibiótico para evitar o desenvolvimento de uma infecção. De acordo com o relatório produzido após o caso, um mês depois da cirurgia o paciente estava bem, sem sinais de doenças relacionadas à picada de carrapato, e seu tímpano havia cicatrizado bem.

 (Foto: The New England Journal of Medicine)

Comentários