Mudando de Conversa

Na realidade, não é só "mudando de conversa"

26/10/2019 04:35 / Atualizado em 25/10/2019 14:07
Mudando de Conversa

Na realidade, não é só ?mudando de conversa?.

É ? aqui ? no ?Conexão Mansur? desta semana, uma mudança de muito texto e pouca fotografia, para pouco texto e muitas fotografias, para homenagear três eventos especiais que ocorreram no meio de semana, um; e ocorrerão neste sábado, dois.

O que ocorreu no meio de semana? Ocorreu o coroamento de um trabalho de divulgação cultural que venho investindo nos últimos dois anos: - a distribuição intensa de pequenos blocos de anotação com paisagens histórico-turísticas de nossa cidade... para mostrar nossa cidade e seu turismo, claro.

Tudo começou quando há 12 anos aproximadamente, na Feira Internacional de Artesanato de Belo Horizonte ? MG, adquiri os dois bloquinhos que, nesta página, encimam os demais bloquinhos ? dois bloquinhos de anotações com duas imagens de igrejas da cidade de Icó ? Ceará.

Durante todos esses quase 12 anos os bloquinhos encimaram minha mesa de trabalho, até que um dia despertei de um sono profundo e refleti:

- ?Tão baratos, eu posso fazer isso aqui em Cachoeiro!?.

E fiz ? são os bloquinhos da segunda fila, cujas identificações ? para o cachoeirense ? é muito fácil. A arte das três fotos é do fotógrafo-advogado João Augusto e a arte da pena é do artista Humberto Poubel. (E agradeço à GRACAL a atenção que sempre me deu, nesse e noutros trabalhos culturais executados por ela).

Já na terceira fila, os quatro bloquinhos são da empresa DMJ, todas as imagens também do artista Humberto Poubel, as quais, como a anterior, são registros de imagens antigas de Cachoeiro, aquelas que enchem nossos corações de boas lembranças de nossa juventude, ou dos tempos de nossos pais.

E mais, por fim, também com muita honra: bloquinhos produzidos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro, com fotos dos fotógrafos dela, mostrando registros recentes de quatro pontos culturais de nossa cidade.

Termino por aqui, hoje, mas não terminei, ainda, minha missão.

 

É HOJE, 26 de outubro

E continuando com pouco texto e muita fotografia, relembro ao leitor deste sábado, 26 de outubro, dois eventos culturais importantes.

O primeiro deles, de manhã, de 9,30 h ao meio-dia, na Praça Jeronimo Monteiro ? o tradicional chorinho do Grupo Pó de Mico que tem encantado a praça central da cidade, nos últimos tempos, com músicas legitimas do cancioneiro popular brasileiro e da melhor qualidade.

A foto é da última apresentação do Grupo Pó de Mico, na Praça Jeronimo Monteiro, a mesma em que eles voltam hoje.

E para terminar muito bem a tarde-noite de hoje, sábado, 26 de outubro, temos o evento INDEPENDENCIA & ARTE, das 16 às 22 horas, em frente à Matriz Velha e ao lado da Mercearia Campo Dall'Orto.

O evento traz ao cachoeirense: arte, artesanato, café, música, cerveja artesanal, comidas e tantas outras coisas que vão encantar a cidade de Cachoeiro, tão parada nos últimos tempos.

Boa semana para todos nós.