Lions Cachoeiro e Flores de Holambra

Registro do Lions Clube Cachoeiro, na Feira de Holambra uma tradição da coluna

11/05/2022 08:39
Lions Cachoeiro e Flores de Holambra /Ilustração: Zé Ricardo

Não sou dado a excessos de elogios em minhas páginas. E reparei, recentemente, que um assunto é recorrente nelas, a partir de 2004 (18 anos). São referências elogiosas ao Lions Clube Cachoeiro, na Feira de Holambra. Lendo as 10 crônicas elogiosas que fiz ao clube de serviços, findada a 17ª Feira, verifiquei que algo ficara para trás, que eu sabia, no interior de mim, que existia, mas era incapaz de enxergar com a nitidez de agora, nesse domingo (08 de maio) de encerramento da Feira, que voltará no ano que vem.

E o que não enxergara com nitidez?? Dezenas de associados do Lions Cachoeiro, homens e mulheres, nas 17 feiras, sempre comparecem, pessoalmente, para trabalhar nelas com alegria, espírito público, sem reclamação de ter saído de casa e, principalmente, com espírito de servir à sociedade e não aos mais ricos, e sim aos mais necessitados, pobres, doentes.

Ao tempo em que peço desculpas a leões e leoas, por tão imperdoável esquecimento, aproveito a edição nº 700 da CONEXÃO MANSUR, para repetir, como verdade e com muita alegria, aquilo que outrora escrevera e tenho a honra de republicar, sintetizado.

16 10 2004 - Entrar na grande tenda armada na Praça Jerônimo Monteiro é mergulhar numa profusão de verde misturada a flores multicoloridas de mil matizes. É entrar em jardim florido que não imaginei entrar. Pequena mostra da cidade de Holambra, de sua produção generosa de bonsais, flores e plantas em quantidade; e cactos, os mais miúdos, graciosos, simpáticos...

Pois bem, a iniciativa do Lions Cachoeiro, trazendo a exposição das maravilhas de Holambra, traz outras lições. Mostra belezas da natureza misturadas por mãos cuidadosas e tecnologia; e marketing da cidade paulista, que contribui para diminuir dores e sofrimentos de tantos cachoeirenses; o lucro das vendas vai para o trabalho social do Lions ? para os mais pobres.

09 08 2014 - Às vezes me pergunto: qual trabalho, experiência, que realmente criam frutos, transformam a sociedade, aproximam pessoas, criam coisas que permaneça nos corações? Certamente não é o grande acontecimento passageiro, a festa de momento, coisas mirabolantes que pessoas (públicas ou privadas) inventam e patrocinam, para aproveitar momentos banais...

Essa escrita aí em cima me vem sempre quando vem chegando a primavera; começo a me perguntar: E Holambra? E a Exposição colorida e natural que todo o ano se arma na Praça?

Tai o que transforma a sociedade, que é capaz de mexer com nosso coração e não precisa ser gigantesco, só precisa ser bonito e permanente. É a ExpoVerde&Flor ? Flores e Plantas de Holambra ? que vai para a 11ª apresentação, preenchendo os bons pensamentos do cachoeirense. E tenho cá que não é só pela beleza, é também pela frequência, pelo costume, pela certeza que ela virá colorir delicadamente a praça principal da cidade. O rico compra, o pobre compra, eu compro.

13 08 2016 - Lions Cachoeiro Fazendo o Bem em Silêncio. Dia desses, postei ? rede social ? fotografias de Feira de Holambra que acontece na Praça Jerônimo Monteiro, patrocinada pelo Lions Clube Cachoeiro. Em minha opinião, é algo tão importante, que sempre se torna objeto de minhas crônicas. É o que faço agora, mas, este ano, muito mais. Referi-me ao trabalho do Lions, como Beneficente, Eficiente e Permanente, palavras que rimam e, muito mais que rimar, resumem o que funciona bem, em termos sociais e públicos. Dessa forma, fica registrado, mais uma vez, a homenagem ao trabalho bonito do Lions, na Praça Jerônimo Monteiro. Além de sabermos o quão eficiente nosso Lions, recebemos a lição dos cidadãos da pequena cidade de Holambra, capaz de vir alegrar a Capital Secreta e tantas cidades menos votadas. Espero que Cachoeiro aprenda com Holambra o mistério de como alegrar outras cidades e seus próprios cidadãos, prestando serviço aos necessitados, já que o lucro da Feira vai para obra social.

29 10 2016 - Há anos Cachoeiro recebe produtores de HOLAMBRA, em concorrida feira onde se vendem flores e plantas ornamentais da cidade paulista. A feira, no que concerne à beneficência local, é forma séria do Lions Cachoeiro trazer conforto aos que necessitam de cadeiras de rodas.

05 08 2017 - Feira de Holambra e LIONS Cachoeiro - A feira não é evento eminentemente comercial, sendo, para Cachoeiro, muito mais assistencial... Alguns, equivocadamente, acharam que a Feira de Holambra é evento puramente comercial ? não é. Como tenho escrito desde a 1ª Feira (2004 e estamos na 14ª edição), a feira deveria servir de exemplo à cidade, para homens públicos e privados, exemplo de como se expandir e mostrar nossas riquezas para o Brasil. Nisso temos falhado lamentavelmente. Mas o Lions Cachoeiro, esse foi grandemente prejudicado ? e eu pergunto: Vocês sabem que a Feira de Holambra, dita comercial, junto com o Lions Cachoeiro, já proporcionou a doação de mais de 1500 cadeiras para deficientes? Conhecem os outros benefícios que o Lions Cachoeiro traz? Pense nisso, antes de carimbar como ?comercial? o importante evento. Vamos pensar?

02 09 2017 - Flores de Holambra na Praça de Cachoeiro - No centro de Cachoeiro, a Feira de Holambra, que comemora 14 anos, além de florir a cidade, traz, ao fim, efeito social da maior qualidade ? até pelo tempo de funcionamento. É dos eventos mais importantes da região. Para ficar só no social, o lucro gerado, o que fica em Cachoeiro, corresponde a mais de 1500 cadeiras de rodas e de banho para pessoas necessitadas. Conheço muitas atividades beneficentes em Cachoeiro ? e ótimas, mas desse coturno, são poucas e todos os aplausos devem ser dirigidos ao Lions Cachoeiro.

O Lions não faz propaganda, sequer diz quem são seus membros, menos ainda quem está à frente. Talvez por tal, tenha levado a Secretaria Municipal de Cultura a entender que o evento é comercial. Para Lions e necessitados, não é. Poderiam dizer que para a Holambra seja; direi que sim, também comercial, mas se Cachoeiro procurasse saber mais, seguiria o exemplo da cidade paulista, que dá show no divulgar e vender o esforço próprio e as belezas produzidas pelos comerciantes e agricultores da sua abençoada terra. Justo que ganhem.

22 09 2018 - Holambra e Cachoeiro, VIVA O LIONS - Outra vez e com muita admiração volto a falar de atividades que ocorrem anualmente em Cachoeiro, há 15 anos. É a Feira de Holambra que, como se sabe, é cidade paulista bem menor que Cachoeiro e que investe na cultura das flores ? floricultura ? com agricultores e empresas estendendo braços pelo Brasil.

Ao fim e ao cabo, mais uma vez, pela 15ª vez, parabéns Holambra e parabéns Lions Clube Cachoeiro, do qual me orgulho de lá ter tantos fraternos amigos e estimadas amigas.

03 08 2019 - 16ª FEIRA de HOLAMBRA ? CACHOEIRO - Aprendi que não é bom elogiar demasiado à primeira impressão. Reconheça o valor de quem faz bem à primeira vez e comece a descortinar o futuro. Dever de reconhecimento que imputo normal. Porém, é bom não aplaudir em demasia aquele que começa hoje, pois nem todos persistem no bem feito...

Então, fique claro: - aquele que faz uma vez o bem e fica só nele, que seja lembrado pelo único bem que fez. Que bom, mas existe diferença fundamental entre o que faz uma vez só e o que sempre volta a fazer a coisa boa, volta a fazer o bem... aos outros.

E é de quem sempre volta fazendo o bem ao outro que passo a falar. Digo tal porque tenho em arquivos, contados, nove vezes em que falei de entidade cachoeirense que há 16 anos reveza consigo mesma, no espaço da Praça Jerônimo Monteiro, em redor de agosto. O LIONS.

10 08 2019 - Este 10 de agosto, provavelmente, é o melhor sábado dos últimos anos, na Praça Jerônimo Monteiro. A 16ª Feira de Holambra está presente. E o que é a Feira de Holambra? Além das flores que vende e que enriquece a cidade de Holambra, é exemplo para Cachoeiro, de como se mostrar ao País. E pergunto: ? o que Cachoeiro faz lá fora, para mostrar as coisas aqui de dentro? Não respondo ? espero respostas.

Ao lado de se mostrar, Holambra, ao se unir ao Lions Cachoeiro, há 16 anos, ainda traz algo fundamental para Cachoeiro: ? Nos 16 anos de Feira, passam de 1500 as cadeiras de rodas doadas pelo Lions, a Cachoeiro. Não cobram pelas cadeiras, doam-nas. O lucro da feira é a solidariedade. Então, ai estão duas maravilhas que fazem o melhor sábado dos últimos anos, na Praça Jerônimo Monteiro.

10 05 2022 ? Ano que vem eu volto a falar na Feira de Holambra.