Conexão Mansur: Mania de Leitura

Que tenha me lembrado nesta semana, capturei, e divulgo aqui, as frases iniciais desses livros que me acompanham a vida inteira

27/09/2024 08:33
Conexão Mansur: Mania de Leitura /Ilustração: Zé Ricardo

Tenho mania de ler livros e, em alguns poucos, ? poucos mesmo ? acabo memorizando a primeira frase deles e vou guardando na memória para a vida inteira. Talvez não passem de meia dúzia de livros, mas, mesmo assim, é muito importante para mim.

Que tenha me lembrado nesta semana, capturei, e divulgo aqui, as frases iniciais desses livros que me acompanham a vida inteira.

A primeira frase que me veio agora é um verso de uma poesia, da qual não tenho a mínima ideia de onde nasceu.

Parece-me coisa de meu tempo de criança, mas não me lembro; mas me lembro sim da música e da letra, que é essa:

-? João, Pedro, Chico e Manuel

são quatro irmãos.

Quando saem juntos todo mundo diz:

- João, Pedro, Chico e Manuel?.

(Autor desconhecido)

A outra primeira frase que me ficou na cabeça, é a de ?A Metamorfose?, de Franz Kafka ? tradução Caio Pereira:

?Certa manhã, ao acordar de sonhos agitados, ainda na cama, Gregor Samsa descobriu que tinha se transformado num inseto monstruoso. Deitado de costas, rijas feito armaduras, ao erguer um pouco a cabeça, viu seu abdômen marrom arqueado dividido em rígidas faixas curvas, sobre o qual, prestes a deslizar totalmente para fora, o cobertor mal parava no lugar. As numerosas pernas, finas de dar pena em comparação com o resto da circunferência, agitavam-se tolamente diante de seus olhos. ?Que aconteceu comigo? ?, pensou ele. Sonho não era?.

E, por fim, as primeiras frases de ?A Divina Comédia de Dante Alighieri, tradução de Hernâni Donato.

?Da vida ao meio da jornada, tendo perdido o caminho verdadeiro, achei-me embrenhado em selva escura. Descrever qual fosse tal aspereza umbrosa, é tarefa assaz penosa, que a memória reluta em relembrar. Tão triste era que na própria morte não haverá muito mais tristeza. Mas desejando celebrar o Bem que ali encontrei, também direi a verdade sobre as outras coisas vistas. (A Divina Comédia de Dante Alighieri, tradução de Hernâni Donato.)

São essas as frases que guardei e, acredito, em breve me lembrarei de mais outras.

 

Grupo Cachoeirense de Escotismo

 

 

Na última sexta-feira, passei na Praça Jerônimo Monteiro, aonde havia uma barraquinha de pano que abrigava uma turminha do Grupo Cachoeirense de Escotismo, o GRUPO ESCOTEIRO BADEN POWELL.

Parei, trocamos conversa com os escoteiros e escoteiras, presenteei uma escoteira com um livro de Baltasar Gracian e seguimos conversando sobre o motivo o qual os escoteiros estavam ali.

Confesso que nunca imaginava o motivo ? e era simples, eles estavam recolhendo remédios já vencidos, para serem encaminhados a locais adequados onde os destruiriam, evitando, assim, que alguém use tais remédios vencidos, com graves problemas para as pessoas. Nunca tinha ouvido falar nisso, nem da importância do recolhimento, mas logo entendi a importância ? achamos que sabemos tudo e quase nada sabemos.

O motivo desse meu texto é relembrar ao cachoeirense que aqui em Cachoeiro existem GRUPOS ESCOTEIROS, os quais são de grande valia para nossos filhos e netos. O leitor sabia disso?

Na fotografia anexa estão várias informações sobre nossos Grupos Escoteiros, que se reúnem aos sábados, na Escola Anacleto Ramos, próxima ao Hospital Evangélico. 

Se gostou da história e do texto, leve se filho ou neto lá. Quem sabe estará nascendo um grande cidadão cachoeirense!

 

MESSES

O MESSES ? Movimento Empresarial Sul Espirito Santo é uma entidade privada com sede em Cachoeiro, cujo fim principal é trabalhar a favor de nossa cidade, no sentido de seu progresso e de vencer os muitos problemas naturais que se apresentam a ela.

Recentemente recebi dele ? MESSES ? sua ?Agenda Propositiva para o Município de Cachoeiro de Itapemirim ? ES?, especial documento de 52 páginas levantando nossos principais problemas públicos, documento que merece muito ser lido e aplicado, desde logo adianto.

Em anexo a este texto, publico a página 25 da Agenda do MESSES, sobre o MEIO AMBIENTE cachoeirense, sugerindo sua leitura atenta, como também sugiro a aplicação e a leitura integral da Agenda.

Cachoeiro só tem a ganhar.