Conexão Mansur: Dr. Dirceu Cardoso, A Homenagem - Jornal Fato
Artigos

Conexão Mansur: Dr. Dirceu Cardoso, A Homenagem

Senador e homem público sério e respeitado, Dirceu Cardoso foi Professor e Diretor do famoso e histórico Colégio de Muqui.


- Ilustração: Zé Ricardo
Busto em homenagem a Dirceu Cardoso
 

No dia 28 de abril a cidade de Miracema - RJ prestou mais que merecida homenagem a um dos maiores homens públicos nascidos lá e com amplos serviços prestados à nossa região Sul e a Cachoeiro. Senador e homem público sério e respeitado, Dirceu Cardoso foi Professor e Diretor do famoso e histórico Colégio de Muqui. Em razão dessas qualidades especiais dele, a importante homenagem.

Na foto desta página, da esquerda para a direita, estão Ary Dercy e Waldir Farage Dutra, respectivamente Vice-Presidente e Presidente da Associação dos Ex-Alunos do Colégio de Muqui e do Museu Professor Dirceu Cardoso, ambos de Muqui. Do lado direito, o Dr. Mauricio Monteiro, curador do Centro Cultural Melchides Cardoso (Melchides é pai do Dr. Dirceu, também de Miracema, terra natal do Dr. Dirceu). Dr. Mauricio é o idealizador da homenagem - busto em bronze - ao Professor Dr. Dirceu, no Paço Municipal de Miracema, no centro da cidade.

Conheci e convivi na política com o Dr. Dirceu e devo dizer que aprendi muito com ele.

 

Bragueanas

(Em 13/09/1955, o jornal "Diário Carioca", do Rio de Janeiro, publicou os textos abaixo, de Rubem Braga, com comentários originais do mesmo jornal. É o que vai a seguir. Ao lado disso, com a publicação do Rubem, vai a esperança de que nossa cidade invista mais nos estudantes e professores, no sentido de organização de concursos permanentes de crônicas já que - todos sabemos - Cachoeiro é a Capital Nacional da Crônica... mas esse título pode ser perdido se as próximas gerações não souberem disso e não forem incentivadas no seu exercício).

"Alguns trechos soltos do grande Rubem Braga, colhidos em seus livros de crônicas. Aperreado por uma bursite, do Chile, onde se encontra, o velho Braga tem escrito pouco. Que o nosso trabalho mitigue a saudade de seus leitores:

- "Entendo por vida o fato de um homem viver fumando nos três primeiros bancos e falando ao motorneiro".

- "Em minhas andanças e paranças já andei e parei em Niterói, onde residi à Rua Lopes Trovão e recitava habitualmente como muito desgosto de uma vizinha: Caramuru, Caramuru, filho do fogo, mãe da Rua Lopes Trovão".

- "Sou um ignorante, um pobre homem da cidade".

- "Nasci, modéstia à parte, em Cachoeiro de Itapemirim".

- "Sou um homem de certa idade, e tenho visto coisas. Algumas aconteceram comigo, porém poucas".

- "Falo francês como quem cospe pedras".

- "Tenho gasto um dinheirão, como diria um burguês grosseiro".

- "Minha voz sempre foi embrulhada e confusa; a mim próprio muitas vezes parece monótona, que dirá aos outros".

- "Nós, os sentimentais, não devemos jogar "pocker", jogo de matemáticos".

- "Já fui acusado de gostar de mulheres tristes. Não é verdade".

- Sou um escritor superficial, o último talvez deste país transcendente e sublime; pois sempre que leio os novos sinto que eles são tão profundos que só caçam suas imagens com fuzis submarinos; seu traje de passeio, deles, deve ser o escafandro".

- "Aos 50 anos darei um bom vassoureiro de bairro".

- "Só tenha caçado brisas e tristezas".

- "Em minhas andanças, eu quase nunca soube se estava fugindo de alguma coisa ou caçando outra".

- Sou uma dessas criaturas tristes e sonhadoras que passa a vida esperando que, de repente, a Rita Hayworth me telefone para dizer que o Ali Khan morreu e ela está ansiosa para gastar com o velho Braga o dinheiro de sua herança, pois me acha muito simpático e insinuante, e confessa que em Paris muitas vezes se escondeu em uma loja defronte de meu hotel só para me ver entrar".

- Estou cansado; quero parar, engordar, morrer".

 

A Mandrágora

("A MANDRAGORA" é peça teatral de Nicolau Maquiavel, autor de O PRÍNCIPE, aqui em seleção de frases que fiz, retiradas da sua peça teatral. O nome que se apresenta antes de cada frase indica o personagem da peça, que a disse. Recomendo a leitura integral da peça, pois Maquiavel é muito mais que O PRINCIPE. É, também "A MANDRAGORA", "BELFAGOR, O ARQUIDIABO", suas cartas e os "COMENTÁRIOS SOBRE A PRIMEIRA DÉCADA DE TÍTO LÍVIO" (que considero seu livro mais importante").

"Callimaco - Nunca há coisa tão desesperadora que não deixe alguma brecha à esperança.

Frei Timoteo - As mulheres são as pessoas mais caridosas e também as mais fastidiosas. Quem as enxota, se livra do incômodo e também do proveito; quem com elas se entretém, fico com o proveito e o incômodo junto. Verdade é que não há mel sem moscas.

Frei Timoteo - Não sei entre nós quem logrou quem. O maroto do Ligurio se achegou a mim com aquela primeira história só para me sondar; se eu consentisse naquela, mais facilmente me induzira a esta; se não consentisse, não me diria esta outra, para não revelar seus planos sem tirar proveito.

Frei Timoteo - Muitas são as coisas que, vistas de longe, parecem terríveis, insuportáveis e estranhas, mas quando examinadas de perto se tornam humanas, suportáveis e até familiares, daí o ditado de que o susto é maior que o dano.

Frei Timoteo - Onde há um bem certo e um mal incerto, nunca se deve abandonar aquele bem por temor daquele mal. (Além disso) em todas as coisas deve-se observar a sua finalidade.

Não identificado - Tão suave é o engano que doce torna todo o gosto amargo.

Callimaco - Em quanta angústia andou minha alma, e ainda está! É bem verdade que a Natureza e a Fortuna mantém suas contas sempre em equilíbrio; nunca te fazem um bem sem que, em contrapartida, não te arranjem um mal. Quanto mais me cresceu a esperança, também cresceu o meu medo. Ai de mim! Será possível que eu tenha de viver com tanta ansiedade e perturbado por tantos temores e esperanças? Sou como um barco castigado por dois ventos contrários, que tanto mais teme quanto mais se aproxima do porto.

Callimaco - Fuja do mal mas, se não o puder evitar, suporta-o como homem, não fique prosternado, aviltado, como uma mulherzinha.

Callimaco - Oh, os frades! Conhecer um é conhecer todos!

Frei Timoteo - E muitas vezes alguém se dá mal por ser muito complacente e bom demais, ou também por ser malvado demais.

Frei Timoteo - Quero ficar ouvindo o que dizem, sem que me vejam.

Messer Nícia - E será bom que todos saiamos cedo de casa, para que não se perceba que passamos a noite em claro.

Sem identificação - Eis a receita para ser feliz: nascer tolo e crer em tudo o que se diz".


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários