Conexão Mansur: Demetrius David da Silva, Cachoeirense

Refiro-me ao Reitor da Universidade Federal de Viçosa - MG, Demetrius David da Silva, o qual eu não conhecia

23/11/2023 13:32
Conexão Mansur: Demetrius David da Silva, Cachoeirense /Ilustração: Zé Ricardo

 

Em dezembro de 2020 o MESSES iria trazer a Cachoeiro um importante cientista nacional, de nível internacional, com especialização, entre outros, em meio-ambiente e sua proteção. Refiro-me ao Reitor da Universidade Federal de Viçosa ? MG, Demetrius David da Silva, o qual eu não conhecia.

O Professor Demetrius não veio, vez que abatera-se sobre Cachoeiro e sobre o mundo, a Pandemia da COVID 19, trazendo a todos nós momentos delicados que nossa geração nunca tinha visto. E quanto gente morreu, por conta da COVID.

O Professor Demetrius não veio, mas fez apresentação não-presencial nos computadores, aos quais computadores, eu ? ainda que tivesse acesso a eles ? não consegui ver. Meu analfabetismo na área eu mesmo reconhecia.

Em fins do ano de 2021, conversando no Café Mourads, com o amigo Ricardo Coelho, sobre coisas da natureza, ele que é do MESSES, me perguntou sobre se eu tinha assistido aquela palestra virtual do Demetrius. Respondi-lhe que não tinha assistido e que ? inclusive ? nem sabia quem era Demetrius.

Com muita paciência o Ricardo me contou a história meio que biográfica do Demetrius, e me mandou o endereço do site, aonde eu poderia assistir a palestra, palestra de 100 minutos.

Além das lições ambientais que aprendi com a palestra, descobri o que nunca imaginara. Descobri que Demetrius David da Silva era Cachoeirense, aqui nascido em 1966 e, depois de um longo trajeto na vida profissional, merecidamente ? e não tão recente - se transformara em Reitor da Universidade Federal de Viçosa, reconhecidamente uma das mais importantes universidades do Brasil.

E tão importante quanto esse conhecimento tardio, com o aprendizado veio também a informação de que ele, Demetrius, fora aluno, de criança à juventude, em Cachoeiro, do Grupo Escolar Bernardino Monteiro, da Escola Polivalente do Aquidabã (Getúlio Vargas), e da Escola Guimarães Rosa, as duas primeiras públicas (municipal e estadual) e a última particular, as quais escolas, pelas boas qualificações que sabemos serem portadoras, abriram as portas iniciais para o crescimento desse grande mestre cachoeirense.

Depois, passei a seguir Demetrius pela internet, no sentido de que cada vez que seu nome e trabalhos científicos fossem citados, ambos eram publicados nas redes sociais e registros da área. Foram, nos últimos 90 dias, quase 200 citações, o que bem demonstra a qualidade cientifica do Demetrius, sem considerar (até) aqui que ele nascera na Capital Secreta do Brasil ? nossa Cachoeiro de Itapemirim.

Por tudo isso, de certa forma envergonhado, por só saber disso agora, que ele, tão importante que é, é de Cachoeiro de Itapemirim, com muita alegria, com a máxima alegria, faço esse reconhecimento público, na expectativa que Demetrius ? passadas as dores pandêmicas do passado ? venha a Cachoeiro trazer o seu conhecimento que começou em Cachoeiro, mas que está firme em sua cabeça e coração.

Aguardando-o para homenageá-lo devidamente.

(Ah!, ia me esquecendo ? A ideia dessa homenagem ao Demetrius, vingou definitivamente, quando José Carlos Carvalho, que foi e é muita coisa importante Brasil afora, inclusive Ministro do Meio-Ambiente, presidente do Ibama e ex-morador de Cachoeiro de Itapemirim, me disse sobre Demetrius, palavras bem mais que elogiosas e muito verdadeiras, sobre ele).

 

AMARAL ? QUATRO PRINCIPAIS MOTIVOS

(Texto que publiquei em 02 de agosto de 2011, no jornal Folha do Espirito Santo e que fez parte de homenagem do Cine Clube Jece Valadão, ao Vereador e Amigo José Carlos Amaral, que nos deixou recentemente. Mantenho integralmente (e muito mais) o que escrevi).

Algumas vezes, como agora, neste depoimento, me perguntam sobre o Vereador José Carlos Amaral, haja vista que, com frequência, o elogio e, mesmo, tenha declarado meu voto a ele, na última eleição para vereador.

São quatro os principais motivos pelos quais respeito e admiro Amaral:

Um ? Embora a falta de riqueza não seja atributo por si só, a ausência de sinais de riqueza, principalmente em político com tantos anos de estrada, é um bom começo para identificar o bom político, aquele que não mete a mão no bolo público.

Dois ? Amaral (e sua esposa, claro) vai além do amor pelos parentes, pela linha de sangue, filhos e todos. Quem o conhece, quem o visitou em sua casa simples, no Aeroporto, sabe o que eu estou dizendo e, para mim, não há demonstração maior de caráter do que esse sentimento que Amaral tem.

Três ? Ainda que seja visceral, criador de casos, encrenqueiro, sempre o vi, nesses ?ataques?, defendendo a causa pública, nunca seus interesses particulares.

Quatro ? Conheço pouca gente com tanta lealdade quanto Amaral. Isso é difícil na política e no convívio diário, onde a maioria quer ?furar o olho? dos adversários e, se der, até o dos próprios amigos.

Em um mundo no qual às vezes nos seguramos em um único motivo para admirar alguém, Amaral, pessoa da maior simplicidade, tendo tais predicados, é exemplo que eu respeito, respeito muito mais do que a maioria dos diplomados, como eu.

 

Textos Esparsos

IMBECIS: Todos aqueles que não pensam como nós (Flaubert).

Néscios e burlescos serão aqueles que procuram acercar-se de prerrogativas que não têm (citado por Lima Barreto).

Viva de tal modo que quando seus filhos pensem em justiça, carinho e integridade, pensem em você (H. Jackson Brown).

Pecado é igual a cartão de crédito: Você peca hoje, peca amanhã, peca depois, só que a fatura chega no fim do mês (Pr Abraão Daniel).

Acabe com o péssimo método da lavoura de destruir matas e esterilizar terrenos (José Bonifácio de Andrada e Silva, em 1823).

Adoro falar com as paredes. São as únicas no mundo a não me contradizer (Oscar Wilde).

Todo o prazer é um vício (Fernando Pessoa).

O papel do escritor é o de "falar" o menos possível (Clarice Lispector).

O descontentamento é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação (Oscar Wilde).

Quando as pessoas concordam comigo, sempre acho que devo estar enganado (Oscar Wilde).

Existe um momento em que as coisas que sempre foram assim simplesmente deixam de ser (Fernando Gabeira).

A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba (Guimarães Rosa).

Não me incomodo que me chamem de romântico... o que não gostaria é que me chamassem de ladrão, adulador e desleal (Lima Barreto).

Estamos aqui para fazer troça, pilheriar contra a humanidade; mas não para atravancá-la com perseguições e maldades (Lima Barreto).

A melhor maneira de combater a violência e a insegurança é melhorando a qualidade dos BAIRROS (Gustavo Restrepo, urbanista).

Melhor ser um ser humano insatisfeito que um porco satisfeito (Stuart Mill).

Estamos aqui sentados, vendo como matam nossos sonhos (Eduardo Galeano).

Não sei qual a chave do sucesso, mas a chave do fracasso é tentar agradar a todos (Bill Cosby).

Difícil perceber o mal na sua origem, pela ilusão que causam as coisas novas (Maquiavel).

Discutem os sábios sem certeza. Os imbecis atacam de surpresa (Millôr Fernandes).

Não há nada de mais lamentável, nada de menos sábio, que um medo antecipado (Sêneca).