Conexão Mansur: chegam Livros Históricos

Todos nós cachoeirenses devemos adentrar as portas do Palácio Bernardino Monteiro e fazer uma visita

08/08/2024 08:44
Conexão Mansur: chegam Livros Históricos /Ilustração: Zé Ricardo
 

O Bernardino Monteiro, cognominado Palácio Bernardino Monteiro, localizado na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, é um dos imóveis históricos mais bonitos da cidade, e acaba de ser entregue reformado aos cachoeirenses.

E todos nós cachoeirenses devemos adentrar em suas portas e fazer uma visita a ele, que deveria se repetir sempre, levando amigos e visitantes até lá, para ver a maravilha.

Está só começando a funcionar, principalmente como Biblioteca e Arquivo Público e parte administrativa. E uma grande quantidade de fotos antigas pregadas nas paredes. E mais claro ainda, já com atendimento de alta qualidade, protagonizado por seus jovens servidores públicos.

Acho que, desde já, nós cachoeirenses devemos valorizar o ?novo? empreendimento cultural de nossa cidade, não só com o nosso comparecimento frequente, mas ? repetindo - levando e incentivando a presença daqueles cachoeirenses, ou não, que tem pouco conhecimento da maravilha.

Nesta semana comecei a ter coragem de retirar de minhas prateleiras recheadas de livros, alguns livros importantes de nossa História, que terão muito mais valor nas estantes públicas, do que na minha, particular.

E só para provocar; os primeiros livros ?meus? ? esgotadíssimos - que já seguiram para a Biblioteca são:

- ?Minha Terra e meu Município? ? autor Antonio Marins, segunda edição (2020) ? a primeira edição é de 1920.

- ?Voltando ao Cachoeiro Antigo? - dois volumes ? autor Manoel Gonçalves Maciel ? edições de 1999 e 2003

- ?Cachoeiro ? Uma História de Lutas? ? dois volumes ? autor Evandro Moreira ? edições de 2004.

Creio ser esses livros essenciais, dos mais essenciais, para conhecermos nossa cidade e sua gente.

 

Mais na Praça

Continuando a falar na Praça Jerônimo Monteiro, depois que ela subiu alguns degraus, depois da inauguração do Palácio Bernardino Monteiro, faço uma sugestão ao futuro prefeito, mas pode ser ao atual.

A sugestão ? uma delas ? é utilizar aos sábados e domingos, ou muitos outros dias, o espaço público para mostrar aos cachoeirenses atuais, quem foram e o que fizeram os cachoeirenses de antigamente, a maior parte, ainda que com valor cultural, completamente desconhecidos das novas gerações.

Vejam os cachoeirenses do passado, importantes.

-Conhecemos todos?

Faltam alguns?

- Rubem Braga

- Roberto Carlos

- Newton Braga

- Luz Del Fuego

- Deusdedit Baptista

- Arnoldo Silva (Menininho)

- Prof. Zilma Coelho Pinto

- Marco Antonio de Carvalho

- Levy Rocha

- Marcos Rezende

- Sérgio Sampaio

- Raul Sampaio

- Marly de Oliveira

- Estelemar Martins

- Dedé Caiano

A ideia é recuperar a memória desses cachoeirenses, mediante apresentação simples e séria de trabalhos culturais deles (música, leitura de livros e materiais impressos deles, pinturas e tudo o que mais for), todos os finais de semana, mediante pagamento aos apresentadores cachoeirenses, em início de carreira, pagamentos que não onerem em demasia os cofres públicos, mas os remunere com dignidade.

Três problemas serão resolvidos ? Gente na Praça, Divulgação da Arte Cachoeirense e Pagamento legal pela Apresentação.

 

Arborização Urbana

A excelente página do facebook ? EcoDebate ?, por sua redação, faz alguns dias, publicou matéria ambiental de alta qualidade, relativamente à Arborização Urbana e sua relação com o conforto térmico e a ação climática.

Vale a pena resumir aqui.

Diz a página que:

?- Conforto térmico: o aumento das temperaturas nas áreas urbanas é uma realidade preocupante. Segundo estudos, a presença de árvores nas cidades pode reduzir a temperatura ambiente em até 2º C a 8º C. Isso ocorre devido à sombra proporcionada pelas copas das árvores e ao processo de evapotranspiração, que resfria o ar ao redor.

- Combate às mudanças climáticas ? As árvores são fundamentais para a captura de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.

- Desafio e soluções ? Apesar dos inúmeros benefícios, a implantação da arborização urbana enfrenta desafios. Entre elas estão a falta de planejamento adequado, a escassez de recursos financeiros e a resistência de alguns setores da sociedade?.

Síntese ? Investir em arborização urbana é investir em um futuro sustentável para todos?.

Sugiro ao meu leitor ler o EcoDebate, na internet, pois lhe fará muito bem e também para a população de modo geral. O endereço é: - https://www.ecodebate.com.br.