Grupo cachoeirense de folia de reis ganha prêmio nacional - Jornal Fato
Grupo cachoeirense

Grupo cachoeirense de folia de reis ganha prêmio nacional

Com cerca de 20 integrantes, o grupo, que atua há mais de 20 anos no distrito de Burarama


O grupo cachoeirense de folia de reis Missão Divina está entre os ganhadores do Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Os nomes dos classificados foram divulgados na última quinta-feira (16).

 

Com cerca de 20 integrantes, o grupo, que atua há mais de 20 anos no distrito de Burarama, em Cachoeiro, leva a alegria aos moradores do interior do município.

 

Para o mestre Wilson Diniz, à frente do grupo há 17 anos, a premiação foi uma surpresa. "Concorremos com muitos grupos culturais. Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz. Na seleção, o Missão Divina era um dos mais jovens, e disputei com grupos centenários. Não acreditei", contou.

 

Foram selecionados pelo MinC 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais brasileiras. Entre essas práticas estão o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.

 

Para Luiz Carlos Cardoso, coautor do projeto selecionado, a premiação evidencia a representatividade da cultura popular capixaba.

 

"Tão jovem e já à frente de uma manifestação cultural tão tradicional. O prêmio reconhece o trabalho responsável, consciente junto aos seus integrantes e pleno de sua capacidade de conservação das tradições e da memória de um povo que celebra o nascimento de Cristo. Cachoeiro ganha, mais uma vez, os olhares de todo Brasil, para uma força que só existe aqui".

 

Cada classificado receberá R$ 10 mil. Segundo Diniz, parte do valor será usada para confecção de roupas e investimentos no grupo.

 

 

 

Comentários