Sucesso de público, decoração de Natal na praça vai até dia 6 - Jornal Fato
Geral

Sucesso de público, decoração de Natal na praça vai até dia 6

Um pinheiro iluminado com 14 metros de altura e 27 mil microlâmpadas de LED, muitos pontos de luz nas palmeiras e demais árvores


- Foto: Marcia Leal/PMCI

O Natal já passou, mas ainda dá tempo de visitar a decoração natalina da praça Jerônimo Monteiro, no centro de Cachoeiro de Itapemirim. Verdadeiro sucesso de público, a ornamentação especial, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), conta com diversos atrativos.
Um deles são as sessões de vídeo mapping aos sábados e domingos, às 20h, 20h30, 21h e 21h30, com projeções de imagens relacionadas a Cachoeiro e ao Natal na lateral do Palácio Bernardino Monteiro (que teve toda a fachada revitalizada e ganhou uma iluminação especial).
Trata-se de uma técnica de projeção em estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios, estátuas e outros tipos de objetos ou superfícies irregulares.
Por meio da utilização de um software especializado, objetos de duas ou três dimensões são formados virtualmente e, a partir dessas informações, ocorre a interação com um projetor para adaptar qualquer imagem à superfície do objeto escolhido.
Além de vídeo mapping, a decoração da praça tem uma torre de castelo de 7 metros de altura e um trem interativo, com três vagões, que funciona aos sábados e domingos, das 19h às 22h. Os passeios são permitidos a pessoas de todas as idades que tenham, no máximo, 1,50 metros de altura.
Há, também, um pinheiro iluminado com 14 metros de altura e 27 mil microlâmpadas de LED, muitos pontos de luz nas palmeiras e demais árvores, casa do Papai Noel, presépio, trenó, renas, soldados de chumbo, bolas e presentes decorativos.
A ornamentação natalina, que conta, ainda, com uma praça de alimentação com food trucks e carrinhos de pipoca e churros, ficará na praça até o próximo dia 6 de janeiro, quando acontecerá no local o 1º Encontro Regional de Folia de Reis de Cachoeiro, que será promovido pela Semcult.
"A visitação à ambientação natalina surpreendeu de novo este ano. Milhares de pessoas visitaram a praça. Esperamos que o encontro de folias supere, também, as expectativas. Cachoeiro merece", comenta Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo.

Comentários