Prefeitura leva água a áreas rurais que sofrem com seca - Jornal Fato
Geral

Prefeitura leva água a áreas rurais que sofrem com seca

Quinze produtores estão sendo atendidos, até duas vezes por semana


- Divulgação/PMCI

A Secretaria de Agricultura e Interior (Semai) de Cachoeiro está abastecendo com água propriedades rurais do município que sofrem com os efeitos da falta de chuvas.

O serviço foi iniciado há duas semanas, com suporte de dois caminhões-pipa com capacidade para transportar seis mil litros e oito mil litros. Quinze produtores estão sendo atendidos, até duas vezes por semana.

Em algumas das propriedades, córregos estão completamente secos. Também se esvaziaram os reservatórios de que dispõem para enfrentar os períodos de estiagem. Com isso, falta água para o gado e plantações. O abastecimento feito pela Semai tem o objetivo de atender essas demandas, especificamente. 

"Estamos atendendo 15 propriedades, mas esse número deve aumentar logo, uma vez que não há expectativa de que chova nas próximas semanas o suficiente para recomposição dos cursos d'água e reservatórios. É uma situação crítica, o deficit hídrico na região é muito grande, devido ao período muito longo sem chuva", salienta o secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.

Santa Tereza, São Simão, Santa Fé de Baixo, Retiro, Bom Sucesso e Córrego dos Monos são algumas localidades do interior onde ficam as propriedades atendidas. 

Produtores rurais de Cachoeiro que enfrentam dificuldades em função da estiagem podem solicitar o apoio dos caminhões-pipa da Semai pelo telefone 3155-5359 ou diretamente no setor responsável, que fica no Parque de Exposições, no bairro Aeroporto.

Apoio para reservação de água e preservação de nascentes

A Semai ressalta que o abastecimento com carros-pipa é uma ação emergencial e que o ideal é que os produtores recorram à construção de pequenas barragens e caixas-secas para enfrentamento de períodos de estiagem.

"Nós desenvolvemos um programa para apoiar os produtores na implantação dessas formas de reservação de água. Cerca de 180 propriedades já foram atendidas. Nelas, graças à água armazenada nos tanques, está sendo possível minimizar os efeitos da seca sobre a produção. Concluindo o atendimento aos produtores inscritos na última chamada pública do programa, abriremos uma nova chamada", destaca Valladão. 

O secretário também enfatiza a necessidade de adoção de medidas para proteger as nascentes, que são importantes no abastecimento das propriedades. 

"Com o programa Nascentes Vivas, desenvolvido pela Semai e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o município cede aos produtores interessados o material necessário ao cercamento dos cursos d'água. Com esse cercamento, a mata ciliar fica protegida e mais forte, favorecendo a preservação do córrego", frisa.

Mais informações para adesão ao Nascentes Vivas podem ser obtidas pelo telefone 3521-1147. 

Comentários