Ronda Escolar ganha mais ações preventivas - Jornal Fato
Geral

Ronda Escolar ganha mais ações preventivas


Foto: Divulgação/PMCI

 

Com o reinício das aulas na rede pública em Cachoeiro, os agentes da Guarda Municipal voltam a visitar a parte interna das escolas. O retorno do projeto traz novidades, a começar pelo novo nome: Ronda de Prevenção Escolar (Rope).

 

Agora, será ainda maior o foco nas ações preventivas, com palestra, bate-papo e atividade lúdica com alunos e familiares, até mesmo pela inclusão da Guarda Mirim, que passa a integrar o projeto preventivo, com ações paralelas nas escolas, como suporte na Semana de Trânsito e atividades próprias de orientação para fomento da cidadania.

 

Duas viaturas são exclusivas para o trabalho do Rope e começaram a circular na primeira semana do ano, para que os agentes se familiarizassem com os novos trajetos, em áreas próximas às escolas, na medida em que cuidavam também da conservação dos prédios públicos da rede escolar, evitando atos de vandalismo.

 

"A participação da Guarda Mirim vai nos ajudar a fornecer às rondas escolares um caráter ainda mais preventivo. Vamos nos aproximar mais dos alunos e dos pais, para um aumento crescente da sensação de segurança nas unidades de ensino", afirma o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes.

 

Nesta terça-feira (14), um encontro entre as secretarias municipais de Defesa Social e de Educação colocou em pauta a logística para as ações do projeto neste semestre.

 

A gestora da escola municipal Anísio Ramos, Maria Anita de Oliveira, destacou a sensação de tranquilidade a partir da atuação da Guarda. "Tanto para a nossa equipe, quanto para os alunos e pais, a presença da Guarda Municipal traz uma segurança muito grande, ainda mais neste início de ano. Já é uma alegria ver os agentes aqui, pois isso inibe também as pessoas, de fora, que queiram atuar nas proximidades, com violência ou venda de drogas. As palestras e o bate-papo também ajudam o aluno a entender melhor o trabalho da ronda e confiar nos agentes".

 

A proposta é atuar em festas temáticas promovidas no ambiente escolar e eventos esportivos e até acompanhar, por alguns dias, situações de conflito, servindo de ponte entre a família e problemas relacionados a segurança no ambiente escolar.

Comentários