Projeto Guarda Mirim abre inscrições para novos integrantes - Jornal Fato
Geral

Projeto Guarda Mirim abre inscrições para novos integrantes

Participantes praticam atividades esportivas, culturais e de cidadania


- Divulgação/PMCI

O projeto Guarda Mirim, desenvolvido pela Secretaria Municipal e Trânsito (Semset) de Cachoeiro, abre, nesta terça-feira (12), inscrições para novos membros. Estudantes de 10 a 16 anos podem se inscrever, para participar de atividades esportivas, culturais e de cidadania gratuitas, no contraturno escolar. 

As inscrições devem ser feitas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), que fica na rua Jubert Alves Ayub, na Ilha da Luz (próxima ao pavilhão de eventos). O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h e das 13h às 16h.

As vagas são destinadas a alunos das redes públicas e privadas, de ambos os sexos, e serão distribuídas nas categorias futsal, jiu-jitsu e banda marcial. A inscrição poderá ser feita pelo próprio candidato ou pelo responsável legal.

Para o cadastro, é necessária a apresentação dos seguintes documentos: cópias do RG, certidão de nascimento, comprovante de residência (luz, água ou telefone), atestado de aptidão física e duas fotos 3x4.

Com cinco anos de atividades, a Guarda Mirim promove ações com foco na cidadania e na prevenção à violência. O projeto também oferta aulas teóricas e práticas sobre temas como educação no trânsito, prevenção contra vícios, ética, solidariedade, meio ambiente, cultura, primeiros socorros e esporte. 

Além disso, os guardas mirins participam de atividades extraclasse e de eventos promovidos pela GCM e pela prefeitura de Cachoeiro. Até o ano passado, já passaram pelas turmas 3.000 participantes.

O secretário de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior, ressalta que o projeto é um esforço de prevenção primária, na perspectiva da segurança pública. 

"Ao longo da participação no projeto, a criança e o adolescente receberão diversas informações bastante úteis para a formação deles como cidadãos. Nas suas escolas e nas comunidades onde vivem, eles se tornam multiplicadores, disseminadores das boas práticas sociais que aprenderam", completa.

Comentários