Programa Criança Feliz acompanha 200 famílias em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Programa Criança Feliz acompanha 200 famílias em Cachoeiro

Equipe que faz acompanhamento das famílias participa de capacitação regularmente


- Divulgação/PMCI

Em Cachoeiro, já são 200 as famílias atendidas pelo programa Criança Feliz. Elas recebem, em casa, orientações sobre como estimular o desenvolvimento integral de crianças, da gestação aos seis anos de idade.

Por meio dessa iniciativa, que é uma parceria entre prefeitura e governos estadual e federal, equipes coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes) realizam visitas domiciliares para repassar às mães ou responsáveis pelas crianças técnicas que podem melhorar a saúde, o bem-estar, a capacidade cognitiva e até o desempenho escolar delas.

O público da ação é formado por gestantes e crianças de até três anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (com visita por semana) e por crianças de até seis anos de famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) - duas visitas semanais. Para realizar as visitas, a equipe de visitadores participa de capacitação regularmente.

Ariana Feliciano, de 27 anos, é assistida há dois meses pelo programa. Seus dois filhos estão sendo acompanhados pela equipe e, segundo ela, já é possível perceber a evolução no desenvolvimento das crianças. 

"Hoje, meus dois filhos brincam mais, interagem mais com a gente. Depois que começamos a receber as visitas, os vejo mais estimulados e atentos. Temos usados os brinquedos que nos ensinaram a fazer com materiais reciclados. É uma alternativa interessante, não tem custo, porque utilizamos materiais que temos em casa. Estou muito satisfeita com essa atenção que recebemos, faz diferença para a gente e, principalmente, para eles", diz Ariana.

De acordo com Renata Montovani, coordenadora do Criança Feliz no município, a meta do programa é ampliar para 500 o número de famílias atendidas. "Além do desenvolvimento infantil, trabalhamos com as famílias o fortalecimento de vínculos e buscamos aproximá-las de serviços públicos na área de saúde, educação, entre outras", explica.

Comentários