Procon orienta sobre compras para o Dia das Crianças - Jornal Fato
Geral

Procon orienta sobre compras para o Dia das Crianças

Antes de ir às compras, é importante que o consumidor defina o que pretende adquirir e quanto poderá gastar


Foto: Divulgação

O Dia das Crianças se aproxima e a garotada aguarda ansiosa o tão esperado presente. Mas, atenção, porque a pressa nos últimos dias que antecedem a comemoração não pode deixar passar cuidados básicos para se fazer uma boa compra. Por isso, antes de ir às lojas, confira as dicas do Procon-ES.

Para a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto, as datas comemorativas são uma boa oportunidade para educar financeiramente as crianças sobre o valor do dinheiro, como escolher um presente que caiba no bolso e incentivar a poupança.

"Aos pais que não podem gastar muito, recomendamos que conversem com os seus filhos, verificando a possibilidade de substituição do presente. É importante promover a educação para o consumo nas crianças, para que se tornem jovens e adultos mais conscientes dos seus deveres como cidadãos e equilibrados financeiramente. Incentivar a criança a doar um brinquedo que não usa para ganhar um novo é um ato de cidadania e solidariedade", orienta a diretora.

Antes de ir às compras, é importante que o consumidor defina o que pretende adquirir e quanto poderá gastar. Isso irá facilitar a compra e tornará mais fácil a pesquisa de preços.

 

Compra de presentes

- Avalie a indicação de faixa etária e as questões relacionadas à saúde e segurança. Todo brinquedo comercializado no Brasil, seja nacional ou importado, precisa ter o selo do Inmetro. A certificação obrigatória é a garantia de que ele foi aprovado em todos os testes;

- Verifique se o brinquedo apresenta todas as informações necessárias em linguagem de fácil compreensão, em português, para que se saiba o que se está comprando e qual a sua utilização. A embalagem e o manual de instruções precisam informar, ainda, a faixa etária a que se destina o produto, eventuais riscos, número de peças, regras de montagem, modo de usar, se faz parte de uma série ou coleção e clara identificação do fabricante ou do importador;

- Teste o funcionamento dos produtos eletrônicos na loja, sempre que possível;

- Verifique se o produto possui algum defeito aparente como ranhuras, manchas, etc;

- Verifique se a loja realiza trocas e o prazo para realizá-la. Essa informação é muito importante, porque para as compras realizadas em lojas físicas, a troca não é obrigatória caso o produto esteja em perfeito estado.

 

Preços e pagamentos

- Os lojistas devem exibir o preço tanto à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada a todos os produtos expostos no interior da loja e vitrines;

- Os consumidores devem ser informados, por meio de cartazes, sobre as formas de pagamento aceitas pela loja;

- Os lojistas devem cumprir o preço anunciado nas prateleiras e folhetos publicitários.

- Prefira pagar à vista. Muitas lojas oferecem bons descontos;

- Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização dos cartões de crédito e débito;

- As lojas podem praticar preços diferenciados para pagamento nos cartões de débito e crédito e no dinheiro.

 

Fiscalização

Com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e apurar possíveis irregularidades, estão sendo realizadas ações fiscalizatórias em lojas de brinquedos e roupas infantis da Grande Vitória.

Comentários