Premiação do concurso de qualidade do café terá programação especial - Jornal Fato
Geral

Premiação do concurso de qualidade do café terá programação especial

Solenidade será realizada no próximo dia 19, na Praça de Fátima


Foto: Márcia Leal/PMCI

No próximo dia 19, Cachoeiro de Itapemirim conhecerá os melhores cafés produzidos no município. A Prefeitura revelará quem são os produtores vencedores do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Conilon 2019, em cerimônia de premiação realizada a partir das 18h, na Praça de Fátima, Centro.
A programação começará com recepção e inscrição dos produtores e convidados. Às 18h30, será feita a abertura pelo secretário municipal de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, e pelo prefeito Victor Coelho.
Às 19h, haverá palestra técnica sobre "Como produzir um café campeão de qualidade", com o professor doutor João Batista Pavesi, do Ifes de Alegre. Em seguida, a partir das 20h, haverá um bate-papo com o bicampeão do "Coffee of the Year", Luis Claudio de Souza, e, por fim, a premiação com entrega dos cheques e troféus aos vencedores.
Neste ano, 45 produtores inscreveram amostras, que estão concorrendo a R$ 18 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados. Além disso, está sendo oferecido um bônus, que pode variar de R$ 1.250 a 7 mil, conforme a pontuação conquistada após uma avaliação sensorial.
Na primeira etapa, que aconteceu em outubro e novembro, foram avaliados quesitos como fragrância, sabor, finalização, amargor, acidez, salinidade, corpo, doçura, uniformidade e xícara limpa, para a definição de uma nota geral para cada amostra.
As dez melhores amostras classificadas receberam visitas de técnicos indicados pela comissão organizadora do concurso, que avaliaram a sustentabilidade da propriedade e classificaram os inscritos. Esses seguem na expectativa e aguardam a revelação dos ganhadores. Os demais 35, não classificados para a fase final, receberão laudos técnicos sobre sua amostra.
"Cachoeiro de Itapemirim tem cafés de excelente qualidade, com potencial para estar entre os melhores do país. Nossa meta, para 2020, é a de ter, pelo menos, um produtor cachoeirense entre os melhores do Brasil, no concurso anual "Coffee of the Year", realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais", ressalta o secretário de Agricultura e Interior do município, Robertson Valladão.

Comentários