Posto troca tanques antigos no centro de Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Posto troca tanques antigos no centro de Cachoeiro

O Ministério Público alertava para o risco de explosão dos tanques antigos sob a via pública


O Posto Nogueira, após quatro anos desde o pedido, finalmente conseguiu autorização para substituí-los - Foto: Ronaldo Santos

O Posto Nogueira, no bairro Guandu, em Cachoeiro de Itapemirim, realiza a troca dos quatro tanques de combustíveis. Em meio a longa batalha judicial, a permissão foi concedida no ano passado. As obras estão em andamento.

Desde 2014, a empresa tenta renovar seu alvará de localização e funcionamento junto à prefeitura e não consegue. Também busca autorização do município para substituir os tanques antigos por novos.

A ação judicial, no entanto, é ainda mais antiga. Desde 2007 a Prefeitura tenta tirar o posto do local, pois provoca afunilamento do trânsito na Bernardo Horta. A ação demolitória continua a tramitar na Justiça.

Na época, o Ministério Público alertava para o risco de explosão dos tanques antigos sob a via pública, onde transitam veículos e pedestres. Um deles hoje com 48 anos de vida útil. A autorização tem aval da Secretaria de Meio Ambiente e da prefeitura de Cachoeiro.

Quem passa nas proximidades do posto vai poder notar a obra da troca dos quatro tanques, paralela aos serviços de revitalização da praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação)." É um condicionante ambiental feito em conformidade com a secretária de meio ambiente" afirma o proprietário do posto Gustavo Nogueira.

Em 2017, o advogado do Posto Nogueira, Rômulo Louzada Bernardo, em entrevista ao FATO, defendia que a empresa pretendia substituir os tanques exatamente com o objetivo de evitar desastres, seja ao meio ambiente - como vazamentos - ou por riscos de incêndios ou explosões, conforme afirmou o Ministério Público.

 

Comentários