Políticas Públicas devem ser profissionalizadas - Jornal Fato
Geral

Políticas Públicas devem ser profissionalizadas

O coordenador do curso de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, que palestrou na Câmara Municipal


- Divulgação/CMCI

Gerir políticas públicas está, cada dia mais, deixando de ser uma coisa para amadores porque a população está mais esclarecida e exigente e os órgãos de controle estão mais eficientes". As palavras são do Professor César Albene de Mendonça Cruz, coordenador do curso de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, que palestrou na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira dentro da programação promovida pela Associação das Câmaras Municipais do Espírito Santo - Ascames.

 

Albene ressalta que política pública é cuidar da cidade e da vida das pessoas, dentro do princípio grego preconizado por Aristóteles. " O que nós somos ou vamos nos tornar é o que recebemos da sociedade através de todos os segmentos que fazem parte de nossa vida. A falta de políticas públicas compromete a nossa existência e a política é o instrumento que pode mudar a realidade porque podemos reagir".

 

César Albene enfatiza que se tem uma coisa que precisa ser observada é que as políticas pública devem estar a serviço do bem comum, da felicidade e da justiça e dar respostas às demandas sociais. "Os direitos coletivos devem sempre se sobrepor aos individuais. As políticas públicas devem ser avaliadas por seus indicadores. Muitos gestores aplicam mal, ou não aplicam os recursos disponíveis".

 

Elizeu Crisóstomo de Vargas, contador de carreira da Prefeitura de Cachoeiro e presidente do Hospital Evangélico, critica a falta de gestão na aplicação dos recursos públicos. "Desafiaria qualquer um a acessar as finanças dos municípios e ver que existem recursos que não são administrados de forma eficiente. Sobram recursos e falta prestação de serviços de qualidade. Nossa maior carência é de gestores que realmente saibam aplicar os recursos disponíveis".

 

Albene destaca também que a maioria dos municípios não tem servidores especializados na captação de recursos. " Falta essa visão. E o gestor não precisa ter apenas a capacidade de conseguir o recurso, mas também investir no que é útil ao cidadão". Elizeu complementa: "É preciso reverter o recurso público para o bem do cidadão. Sempre".

 

Maiara Parmanhani, advogada e Mestranda em Políticas Públicas, diz que encontros como esse promovido pela Ascames são muito importantes. "É muito instrutivo para quem participa , abre os olhos e desenvolve as ideias".

 

Alexon Soares Cipriano, presidente da Câmara de Cachoeiro, reforça a fala do palestrante quando diz que o planejamento para o município precisa ser pensado a longo prazo e não apenas para quatro anos. "Concordo com o Dr. César. As políticas públicas precisam ser ininterruptas para que alcancemos o melhor resultado coletivo".

 

Juscelino Brzesky, Superintendente da Associação de Vereadores do Espírito Santo, informa que a Ascames está fazendo encontros regionais e capacitação de vereadores, servidores e lideranças.. " Estamos mobilizando a todos, mas sabemos que ainda precisamos avançar. Mas não vamos desistir. Existe um longo caminho e iremos percorrê-lo junto com aqueles que acreditam que  as políticas públicas são um direito de todos e devem estar acessíveis a qualquer cidadão que dela precisar".

Comentários