Passivos trabalhistas na empresa, como reduzi-los? - Jornal Fato
Geral

Passivos trabalhistas na empresa, como reduzi-los?

Medidas simples como instalação do ponto eletrônico, investimento no bem-estar do funcionário e em comunicação interna ajudam a evitar grandes prejuízos para a empresa


Entre as questões que mais preocupam as empresas, hoje em dia, está o passivo trabalhista. Resultado de fatores como falta de pagamento de horas extras e comissões, não recolhimento de encargos sociais ou irregularidade no registro da carteira de trabalho, o passivo trabalhista pode afetar as finanças de uma empresa e até mesmo contribuir para sua falência.
 
No entanto, a maioria destes problemas pode ser evitado com medidas simples, como explica Pedro Bassul, especialista em Direito do Trabalho do escritório PimentelBassul Advogados. Ele conta que a prevenção diante de possíveis problemas trabalhistas, combinada à construção de uma cultura corporativa que ofereça melhores condições de trabalho e gere um sentimento de reconhecimento e satisfação nos colaboradores, é um bom caminho para evitar que a empresa perca dinheiro com esse tipo de ação.
 
Desde o início, o empregado deve ter uma noção clara das políticas e condutas a serem seguidas na empresa. "Comunicados, manuais, reuniões e outras formas de comunicação interna, ajudam a informar o funcionário dos seus deveres para com o trabalho e evitar desconhecimento de determinadas regras. Práticas simples como o envio de uma circular oficial sobre determinada norma podem ajudar a minimizar os problemas com o empregado e ainda resguardar a empresa", comenta Bassul.
 
Uma das maiores causas de passivos trabalhista é o pagamento de horas extras, uma questão que pode ser facilmente resolvida com a instalação do controle de ponto eletrônico. Desta forma, é possível registrar as horas trabalhadas pelo funcionário de maneira correta, evitando desentendimentos e possíveis ações contra a empresa.
 
Além disso, investir no bem-estar dos funcionários e na construção de um bom clima no ambiente de trabalho ajuda a criar um vínculo entre a empresa e o trabalhador, deixando-o mais satisfeito e diminuindo a probabilidade de queixas. O especialista em direito do trabalho explica que programas de ergonomia e ações de promoção da saúde, como a implementação de ginástica laboral, demonstram uma preocupação da empresa com o funcionário e motivam a equipe.
 
Pedro Bassul explica que, hoje em dia, os funcionários valorizam práticas que vão além do pagamento de um bom salário. "Agora o trabalhador procura fazer algo que ele realmente gosta e que o faça sentir que contribui para a evolução da empresa, como parte do todo. Por isso, também é importante dar feedbacks constantes e investir em capital humano e treinamentos para reciclagem de conhecimento. Práticas como essas contribuem para satisfação do funcionário e para o crescimento da empresa", conclui o advogado.

Comentários