Moto fumacê reduz presença de pernilongos em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Moto fumacê reduz presença de pernilongos em Cachoeiro

Iniciado em setembro, serviço colabora, ainda, para reduzir a circulação do Aedes aegypti. Casos de doenças transmitidas pelo mosquito estão em queda


Implantado em setembro pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o trabalho inédito de combate a mosquitos em Cachoeiro de Itapemirim com uso de moto fumacê vem colaborando na eliminação do pernilongo Culex, solicitada, pela população, por meio da Ouvidoria Municipal.

De agosto - antes do início dessa ação de reforço - até o final de outubro, segundo informações da Semus, a Ouvidoria registrou apenas quatro demandas de moradores referentes a incômodos de mosquitos.

Encontrado em grande quantidade na coleta de campo feita pelos técnicos do Núcleo de Entomologia e Malacologia (Nemes) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cachoeiro, o Culex provoca desconforto por conta de seu zunido e por suas picadas causarem mais irritação.

A Secretaria Municipal de Saúde considera ainda que, simultaneamente, o serviço de moto fog pode estar contribuindo, ainda, para reduzir a circulação do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela), que já é alvo de outras ações permanentes de combate, como visitas domiciliares, tratamento de focos do inseto - feito por agentes de endemias - e bloqueios de casos por meio de bombas costais motorizadas.

A estimativa se justifica pela queda no número de notificações de doenças transmitidas pelo Aedes nos últimos três meses. Em agosto, houve 146 casos notificados de dengue. Em setembro, caiu para 59 e, em outubro, para 53. Também nesse período, o total de notificações de chikungunya desceu de 72 para 18 e, depois, 13.

"Além das ações permanentes de combate, acreditamos que essas quedas expressivas de casos notificados se devem às motos fumacê, que conseguem entrar e circular em locais de difícil acesso", avalia a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Essa frente de reforço no combate a mosquitos conta com cinco motos fog. A atividade é realizada por uma empresa contratada pela prefeitura por meio de processo licitatório, com vínculo até setembro de 2019.

Ao todo, 37 bairros já foram atendidos pelo serviço, que contempla, também distritos e localidades rurais. Cada um dos locais que recebeu a visita inicial de aplicação de inseticida contará, até o fim deste ano, com outras três subsequentes. As ações seguem cronograma da Vigilância Ambiental, que tem priorizado locais com maior índice de infestação.

Comentários