Missão espacial chinesa divulga fotos incríveis do lado oculto da Lua - Jornal Fato
Geral

Missão espacial chinesa divulga fotos incríveis do lado oculto da Lua

Veículo espacial Yutu 2 faz parte da missão Chang'e 4, que focou em explorar a cratera Von Kármán


- Foto: Reprodução CLEP

Faz pouco mais de um ano desde que o veículo espacial Yutu 2 pousou no lado escuro da Lua como parte da missão chinesa Chang'e 4. As informações obtidas pela missão foram compartilhadas com os terráqueos pelo satélite de retransmissão Queqiao e agora, graças aos equipamentos, temos fotos incríveis do que foi descoberto por lá.

As imagens foram tiradas ao longo de 12 dias lunares - um dia na Lua equivale a cerca de quatro semanas no tempo da Terra, sendo duas delas dia e duas delas noite. Foi durante as "manhãs" que a missão esteve ativa, pois contava com a luz do Sol constante, necessária para a operação movida a energia solar.

 

Até agora, o veículo espacial percorreu um caminho sinuoso por pouco mais de 350 metros através da cratera Von Kármán, que tem 180 quilômetros de largura e faz parte de uma depressão local muito maios e mais antiga, mas ainda pouco conhecida: a bacia de Pólo-Aitken. Segundo os pesquisadores, ela tem cerca de 2,5 mil quilômetros de extensão - o que é quase um quarto da Lua.

O veículo espacial é equipado com câmeras de alta resolução, inclusive um aparato que tira fotos panorâmicas, o que permitiu aos astrônomos documentar bem esse terreno lunar nunca explorado anteriormente. Os especialistas esperam que os dados obtidos durante a missão lance luz sobre a misteriosa bacia, mas também sobre o Sistema Solar

Comentários