Marataízes e Vitória registram os primeiros casos de gripe aviária no Brasil

O vírus foi encontrado na espécie Thalasseus acuflavidus, mais conhecida como Trinta-réis-bando. Uma em Marataízes e a outra em Jardim Camburi.

15/05/2023 18:58
Marataízes e Vitória registram os primeiros casos de gripe aviária no Brasil /Foto: Ilustrativa.

Pela primeira vez na história o Brasil registra um caso de gripe aviária. Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), confirmou dois casos de aves marinhas contaminadas pelo vírus H5N1 no litoral do Espírito Santo.

O vírus foi encontrado em duas aves, ambas da espécie Thalasseus acuflavidus, mais conhecida como Trinta-réis-bando. Uma delas foi localizada em Marataízes e a outra em Vitória, no bairro Jardim Camburi. Os dois casos não afetam a condição do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) e os demais países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Mesmo diante da situação, o Ministério da Agricultura declarou estado de alerta de emergência devido aos dois registros no litoral capixaba, aumentando a vigilância sobre a pandemia de gripe aviária.

Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais, aponta o Ministério da Agricultura e Pecuária.