O Ministério da Saúde estima que mais de 73 milhões de pessoas em todo o País já tenham sido atendidas pelo TeleSUS, um serviço a distância para auxiliar a população a identificar os sintomas da covid-19 sem sair de casa. De acordo com o levantamento da pasta, 25 milhões de pessoas concluíram o atendimento pelo sistema.
Desses, 71% apresentaram melhora, 22% se mantiveram estáveis e 7% tiveram piora no quadro de saúde. Quase dois milhões de brasileiros foram atendidos por profissionais de saúde por teleconsultas.
O serviço a distância inclui o Disque Saúde, pelo telefone 136, o aplicativo gratuito Coronavírus SUS e a busca ativa, que é quando o ministério entra em contato, pelo telefone, para monitorar a saúde da população.
Pelo TeleSUS, qualquer pessoa pode buscar informações e até ser atendida por um profissional da rede, sem precisar sair de casa.
A expectativa do Ministério da Saúde é contatar mais de 120 milhões de brasileiros por essa busca ativa. Dessa forma, será possível monitorar e mapear a evolução da doença e o risco de contágio a partir da identificação precoce de sinais e sintomas. Segundo o órgão, esse mecanismo permite identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus e encontrar possíveis casos.