Mais de 2 mil imunizadas contra polio e sarampo - Jornal Fato
Geral

Mais de 2 mil imunizadas contra polio e sarampo

Campanha contra o sarampo e a poliomielite segue até dia 31


Mais de duas mil crianças, entre 1 à menores de cinco anos, já foram vacinadas em Cachoeiro de Itapemirim nos quatro primeiros dias da campanha contra o sarampo e a poliomielite.

As doses estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde e em 22 unidades básicas do município. A campanha segue até o dia 31 deste mês.

Segundo a prefeitura, 1. 018 crianças foram vacinadas contra o sarampo e 1. 057 imunizadas contra a poliomielite até esta quinta-feira (9). A meta é alcançar 10. 228 doses aplicadas para cada imunização até o fim da campanha, que iniciou na última segunda (6).  

As unidades de saúde dos bairros Abelardo Machado, Aquidaban, Novo Parque, Village da Luz, Gilson Carone, São Luiz Gonzaga, Amaral, União, Recanto, BNH de Cima, BNH de Baixo, Aeroporto, Jardim Itapemirim, Centro de Saúde, Paraíso, Otto Marins, Zumbi, Soturno, Córrego dos Monos, Burarama, Pacotuba, Itaoca e Conduru estão com sala de vacinação disponíveis das 7h às 16h, de segunda a sexta.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Poliomielite

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Comentários