Jovens cachoeirenses viajam de graça - Jornal Fato
Geral

Jovens cachoeirenses viajam de graça

Mais de 7,6 mil jovens do município estão aptos ao programa ID Jovem; cadastro é feito por site ou aplicativo de celular


- Foto: Divulgação/PMCI

Moradora do bairro Alto Corarama, em Cachoeiro, a jovem de 20 anos Luana Andrade faz viagens constantes ao Rio de Janeiro, para visitar familiares, e a São Paulo, para realizar um tratamento de saúde. Desde 2017, ela pode contar com uma grande ajuda para diminuir os gastos com passagens de ônibus, porque fez a sua Identidade Jovem (ID Jovem).

Lançado oficialmente em Cachoeiro no ano passado, o programa federal oferece benefícios a pessoas de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos. Com a ID Jovem, é possível pagar meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e conseguir gratuidade ou desconto de 50% na compra de passagens em serviços de transporte coletivo interestadual.

"Tem ajudado bastante. Quando não consigo a passagem de graça, pago só a metade, o que já é muito, considerando que eu preciso viajar com frequência", comenta Luana.

Estima-se que mais de 7,6 mil cachoeirenses estejam aptos a receber os benefícios do ID Jovem e, atualmente, uma média de 100 jovens tem procurado mensalmente os centros de assistência social (Cras) do município, manifestando interesse.

"É um programa novo, por isso muita gente ainda nem conhece. Mas nós estamos intensificando, cada vez mais, a divulgação em escolas e outros espaços estratégicos e a adesão tem crescido bastante, pois é um instrumento muito importante para os jovens de menor poder aquisitivo", afirma Thiago Elias Tognere, gerente de Atenção à Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

"O ID Jovem é bom tanto para os beneficiários diretos quanto para os empreendedores, porque o programa ajuda a incluir no mercado de consumo um grupo que, sem o programa, não teria condições de acessar vários serviços culturais e esportivos", destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

 

Como aderir

Para aderir ao programa, os interessados precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com última atualização de dados realizada há pelo menos 24 meses, o que deve ser feito em um dos cinco Cras do município.

Após esse procedimento, o cadastro no ID Jovem pode ser feito pelo site oficial que foi lançado recentemente (idjovem.juventude.gov.br) ou por aplicativo de celular. No cadastro é exigido o Número de Identificação Social (NIS), que pode ser consultado no Cartão Cidadão, extrato de FGTS ou Carteira de Trabalho.

Há duas opções de utilização do documento do programa: impresso em folha de papel ou reprodução da imagem da ID Jovem na própria tela do celular - em ambos os casos, documento oficial de identidade com foto deve ser apresentado no local de compra de bilhete ou ingresso. Empresários e produtores culturais ou esportivos também podem se cadastrar, de modo a identificar a ID Jovem com maior segurança em seus eventos.

O Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Cachoeiro, localizado na Praça de Fátima, Centro, está disponível para oferecer o apoio necessário, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00. O telefone de contato é o (28) 3522-7776.

Confira, também, a localização e o contato dos cinco Cras de Cachoeiro:

Cras do Alto União - rua José Nunes Sobrinho, s/n° - (28) 3155-5413

Cras de Burarama - rodovia João Zago, s/n° - (28) 3539-3014

Cras de Jardim Itapemirim - rua Aryo Sardemberg, s/n° - (28) 3155-5329

Cras do Village da Luz - rua das Garças, s/n° - (28) 3155-5259

Cras do Zumbi - rua Guararema, 14 - (28) 3526-7880

Comentários