Itapemirim suspende voos e central de atendimento não funciona

Os passageiros foram pegos de surpresa com o cancelamento dos voos. Muitos aguardavam para embarcar quando receberam a notícia.

18/12/2021 08:56
Itapemirim suspende voos e central de atendimento não funciona /Foto: Divulgação Itapemirim.

 

Todas as operações da companhia aérea ITA, do Grupo Itapemirim, foram suspensas. Conforme comunicado emitido pela empresa na noite desta sexta-feira (17), a suspensão é temporária e de iniciativa própria para uma reestruturação interna. Ainda de acordo com o comunicado, ?a decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais?.

A IT afirmou que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados com a suspensão dos voos, contudo, a central de atendimento da empresa não está funcionando, conforme aviso emitido pelo Grupo Itapemirim. ?Caso queira atendimento da Itapemirim Transportes Aéreos, mande uma mensagem via chat no site voeita.com.br ou envie um e-mail para falecomaita@voeita.com.br?, diz o aviso.

A ITA entrou em operação no final de junho e operava nos aeroportos de São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

Os passageiros foram pegos de surpresa com o cancelamento dos voos. Muitos aguardavam para embarcar quando receberam a notícia.

O que diz a ANAC:

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que foi comunicada, por volta de 18h, pela empresa aérea Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), nesta sexta-feira (17), sobre a suspensão temporária das operações no Brasil.

A Agência determinou que a empresa aérea preste imediatamente atendimento integral a todos os passageiros e comunique, individualmente, sobre cancelamento de voos e reacomodações, bem como garanta o reembolso das passagens aéreas comercializadas, cumprindo as regras da Resolução ANAC 400, de 2016.

A ANAC recomenda, ainda, que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.

A ANAC orienta ainda que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br.

Devido à paralisação das operações da empresa, a ANAC suspendeu o seu Certificado de Operador Aéreo (COA).