Inscrição aberta para Encontro Regional de Folia de Reis - Jornal Fato
Geral

Inscrição aberta para Encontro Regional de Folia de Reis

Serão selecionados 10 grupos folclóricos do município e região


- PMCI

Os grupos de Folia de Reis interessados em participar do 1º Encontro Regional de Folia de Reis de Cachoeiro de Itapemirim, que será realizado no dia 6 de Janeiro de 2019, já podem fazer suas inscrições para participarem da festa.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), que, para estimular a participação dos grupos folclóricos, lançou um edital de Chamamento Público - disponível no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br, na área da Semcult, em 'Editais'). 

Serão selecionados 10 grupos do município e região. Eles deverão seguir alguns critérios que são requisitos de avaliação para a classificação, como tradicionalidade, trabalho anual e formação completa, por exemplo. As inscrições podem ser feitas até  o dia 18 deste mês, pelo e-mail[email protected]. O resultado da seleção sairá até o dia 28 deste mês, no site da prefeitura. 

De origem portuguesa e ligada ao culto católico do Natal, a Folia de Reis é uma das manifestações da cultura popular mais antigas e fortes em Cachoeiro. Ela é presente, sobretudo, no ciclo natalino, que começa em 24 de dezembro e termina no dia 6 do mês seguinte.

"O Dia de Reis é a data de encerramento dos festejos natalinos e a Folia de Reis é , entre os nossos folguedos da cultura popular, um dos mais simbólicos e bonitos. É indispensável manter nossas tradições culturais e perpetuá-las nas novas gerações", cita a secretária Municipal de Cultura e 
Turismo, Fernanda Martins.

Comentários