Hoje é dia de leitura para público infantojuvenil - Jornal Fato
Geral

Hoje é dia de leitura para público infantojuvenil

São promovidas brincadeiras, contação de histórias e teatro de fantoches. Há, também, livros disponíveis para empréstimo


Com ações todas as sextas-feiras, Jovens Leitores tem fomento da Secult-ES e apoio da prefeitura

Desde junho, a sexta-feira é dia dedicado à leitura para as crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Alto União e moradores do bairro Arariguaba, onde é desenvolvido o projeto Jovens Leitores, do grupo artístico Histartel - Histórias e Artes, que atua na promoção do acesso à leitura ao público infantojuvenil de Cachoeiro.

A cada sexta-feira, das 14h00 às 19h00, são promovidas as atividades que incluem brincadeiras, contação de histórias e teatro de fantoches. Há, também, livros disponíveis para empréstimo. Tudo acontece em ambiente preparado na garagem da casa de Luma Mara Barros Costa Dias, que comanda o Jovens Leitores junto com Ester de Andrade e Luiz Alberto Rodrigues.

Parte das atividades também é relacionada nos espaços de duas escolas municipais de ensino fundamental - Luiz Pinheiro, no Coronel Borges, e Oswaldo Machado, no Baiminas, e de mais duas de ensino infantil - Olga Dias da Costa Mendes (Cel. Borges) e Saturnino Rangel Mauro (Arariguaba).

Contemplado em um edital de fomento da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), o Jovens Leitores é apoiado pela prefeitura de Cachoeiro, contando ainda com atuação mais direta da Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva, que dá orientação na utilização dos livros e fornece apoio logístico ao projeto.

"Todas as atividades que desenvolvemos são relacionadas à formação das crianças em literatura, sempre de um jeito lúdico. E o apoio da prefeitura ajudou a impulsionar muito as atividades", explica Luiz Alberto Rodrigues.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins destaque que a biblioteca tem papel importante no incentivo à leitura, atuando também de maneira mais ativa, não se resumindo ao seu espaço físico. "É muito gratificante poder apoiar um projeto tão produtivo como o que o grupo Histartel está realizando".

 

Serviço

Projeto Jovens Leitores

Quando: Todas as sextas-feiras, de junho deste ano a janeiro de 2019

Local: Rua Sebastião Castilho, 29 - bairro Arariguaba

Horário: 14h00 às 19h00

Realização: Histartel - Histórias e Artes, com fomento da Secult-ES e apoio da prefeitura de Cachoeiro

 

Comentários