Guarda apresenta projeto Rafa em encontro estadual - Jornal Fato
Geral

Guarda apresenta projeto Rafa em encontro estadual

Evento foi realizado na última sexta-feira (15), em Vila Velha


- Divulgação/PMCI

A experiência da Guarda Civil Municipal de Cachoeiro à frente do projeto Ronda de Apoio à Família (Rafa) foi um dos temas abordados no 1º Encontro de Guardas Municipais Femininas do Espírito Santo. Realizado na última sexta-feira (15), em Vila Velha, o evento contou com a participação de profissionais de outros oito municípios capixabas.

Cariacica, Anchieta, Marataízes, Vitória, Serra, Itapemirim, Linhares e a cidade anfitriã se fizeram representar, mas também foram registradas participações de profissionais de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Elas puderam participar de atividades com foco no fomento à integração, à capacitação e à troca de experiências entre as mulheres que exercem a função de guardas municipais.

Entre os assuntos abordados estavam o fortalecimento da identidade feminina na segurança pública e nos diferentes setores da Guarda Civil Municipal, a importância das guardas municipais no ambiente escolar, a ampliação da rede de proteção de violência contra a mulher, a solução pacífica de conflitos, mediação e justiça restaurativa, além de Lei Maria da Penha e da experiência da Rafa, sendo estas últimas temáticas apresentadas pela Guarda de Cachoeiro.

A coordenadora do projeto Rafa, Denise Marçal Koppe, conta que a experiência levada pela equipe foi muito bem recebida pelas demais participantes. "O projeto, criado em 2017, é muito bom porque se soma às demais políticas públicas de proteção à mulher, realizando visitas tranquilizadoras a vítimas de violência doméstica. Hoje, atendemos 67 famílias, mas queremos aumentar esse número ao longo do ano, ampliando o trabalho", destacou.

Além do atendimento diretamente ligado à questão da violência, com base na Lei Maria da Penha, o projeto desenvolve atividades de integração com as mulheres assistidas, como passeios e palestras.  

A Rafa atua em parceria com forças de segurança locais, o Poder Judiciário, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a Defensoria Pública e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus). 

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, o projeto pode ser acionado pelo telefone (28) 3155-5211. Fora desse horário e aos fins de semana, o contato é pelo celular (28) 99951-1278.  

Comentários