Governo assina Termo para funcionamento da Apac em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Governo assina Termo para funcionamento da Apac em Cachoeiro

A solenidade ocorrerá dia 29 deste mês, no Palácio Anchieta, em Vitória


Foto: Divulgação

O Governo do Estado Espírito Santo irá assinar o termo de fomento com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Feminina (Apac) de Cachoeiro de Itapemirim na próxima quinta-feira (29). O prédio, situado na antiga estrada para a fábrica de cimento, estava fechado desde 2015, mas, em 2017, o atual diretor Ademir Torres iniciou uma movimentação para o retorno do centro de reintegração ao município.

A solenidade acontecerá no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com início às 14h00. Foram convidadas diversas autoridades de Cachoeiro, como juízes e promotores, além do prefeito municipal Victor Coelho. Também estarão presentes representantes da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira, diretor executivo, e Tatiana Flávia Faria de Souza, gerente jurídica e de convênios, que ministrarão o Workshop "Introdução ao método Apac e proposta de consolidação e expansão do projeto no Estado do Espírito Santo", com início às 15h00.

Reabertura

O termo é o passo inicial para a reabertura da Apac em Cachoeiro. O segundo será a divulgação de um edital para contratação, com data ainda não divulgada. A previsão é de que o prédio volte a funcionar dentro de 30 dias.

Recuperação

Um grupo de pessoas trabalhou para a recuperação do prédio, que foi totalmente abandonado e depredado após 2015, ano em que a Apac foi interditada no município pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A nova estrutura será administrada pela Apac Feminina, mas no local funcionará o Centro de Reintegração Social (CRS) Masculino, e comportará cerca de 120 presos, tanto do regime semiaberto, quanto do fechado.

 

 

 

Comentários