Gêmeos de pais diferentes: possível, mas insólito

Série brasileira mais vista no ranking mundial da Netflix, "Pedaço de Mim" intriga público com história de protagonista; gestação de gêmeos de forma natural, por si só, já é um evento bem raro, demonstram especialistas

22/07/2024 08:46
Gêmeos de pais diferentes: possível, mas insólito /Netflix/divulgação

É sabido que a gestação de gêmeos de forma natural, por si só, já é um evento bem raro. ?O índice de gêmeos em gravidez espontânea é 1,7 %. Em gravidez de fertilização é 20%. É mais comum quando tem outros casos na família. Em tratamentos de infertilidade, a chance aumenta. Mas hoje em dia a dose de medicação para indução de ovulação e número de embriões transferidos é menor, pois gravidez múltipla aumenta muito a chance de parto prematuro?, explica o médico André Luiz Mendes Maitan, especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana.

O que se dizer, então, da condição denominada superfecundação heteroparental, quando ocorre gravidez de gêmeos de pais diferentes?

Tema em voga por conta do sucesso da produção brasileira na Netflix ?Pedaço de Mim?, que mantém elementos tradicionais das telenovelas e ocupa o primeiro lugar no top 10 global de séries de língua não inglesa na plataforma.  

Com elenco composto por astros e estrelas nacionais, a história da protagonista da produção (Juliana Paes) envolve o caso de superfecundação heteroparental.   

A raridade de se ter gêmeos somada ao também fato incomum de a mulher ovular duas vezes no mesmo ciclo, mais a situação dela ter relações sexuais com dois parceiros diferentes (na série, há um estupro) em um curto período de tempo, intriga o público.  

A superfecundação heteroparental, segundo especialistas, é possível, embora seja tão insólita que estatísticas sobre sua ocorrência são escassas.

Já quanto ao caso ?mais simples?, de superfecundação, que consiste na fertilização de dois ou mais óvulos do mesmo ciclo menstrual por espermatozóides de coitos diferentes, mas pelo mesmo parceiro, estima-se que um em cada doze nascimentos de gêmeos é antecedido deste processo, de acordo com estudos. 

Para comprovar que uma gestação gemelar é resultado de uma superfecundação heteroparental é preciso exame de DNA.