Fuzileiros concluem treinamento no litoral - Jornal Fato
Geral

Fuzileiros concluem treinamento no litoral

Os brasileiros participam de missão de paz desde 2004 no Haiti e fazem última viagem em maio


O treinamento chamou a atenção dos moradores de Itapemirim e Marataízes (Foto: Marcílio Silveira dos Santos) 

 

Os 175 fuzileiros navais que seguirão em maio para atuar na Força de Paz no Haiti concluíram nesta sexta-feira (28) o treinamento no Litoral Sul. As manobras dos militares chamaram a atenção dos moradores de Itapemirim e Marataízes.

 

Uma comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério da Defesa estava sendo aguardada ontem, porém não puderam comparecer em função do mau tempo.

 

Essa será a última viagem dos soldados brasileiros aquele país, após 13 anos, segundo informação do Ministério da Defesa. Os brasileiros participam da missão de paz desde 2004, enviando duas tropas todos os anos.

 

No Espírito Santo, os fuzileiros realizaram vários exercícios sobre tarefas que são rotineiras no Haiti, como escolta de comboios, patrulhas marítimas com utilização de botes, patrulhas a pé, motorizadas e mecanizadas, em que são utilizados blindados 8x8 com capacidade para transportar até 28 militares.

 

No treinamento de ontem os fuzileiros simularam inclusive o resgate de reféns, com tiros de festim.

 

De acordo com o comandante do 26º Contingente ao Haiti, Alexandre José Gomes Dória, capitão de mar e guerra fuzileiro naval, o treinamento no Litoral Sul é o coroamento de quatro meses de preparação, que iniciou no dia 16 de janeiro no Rio de Janeiro.

 

Os fuzileiros estão no Espírito Santo desde o dia 21 de abril e se concentraram na base da Marinha na Praia de Itaoca, em Itapemirim.

 

O comandante informou que os militares retornam ainda hoje para o Rio de Janeiro e irão iniciar a viagem para o Haiti no dia 16 de maio. Segundo ele, serão quatro voos, um a cada quatro dias, para transportar a tropa brasileira.

 

Lá eles vão substituir os militares que já estão na missão de paz e também realizarão o trabalho de desmobilização de tropas e equipamentos das forças armadas brasileiras.

 

Comentários