Frade e a Freira recebe Rota Turística Ambiental de verão - Jornal Fato
Geral

Frade e a Freira recebe Rota Turística Ambiental de verão

A Rota será no próximo sábado (19), mas as inscrições já estão abertas


Foto: Planeta Vertical

As Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo vão realizar, no próximo sábado dia 19 de janeiro de 2019 a Rota Turística Ambiental de verão, que vai levar moradores e turistas e visitarem a Pedra do Frade e a Freira.

As inscrições já começaram e poderão ser realizadas no Centro de Informações Turísticas de Itapemirim - CITI, em Itaoca. As vagas são limitadas. O ônibus vai levar os inscritos e sairá às 7h30, da Praça Domingos José Martins na Vila, passando no Centro de Informações turísticas de Itaoca (CITI) e fazendo mais uma parada estratégica em frente ao Banco do Brasil de Itaipava. 

O roteiro da visita prevê uma parada de 30 minutos para banho na Lagoa Ganandy, na localidade do Gomes. Em seguida, os participantes seguem para a Casa de Doces de Fazenda Velha, e depois de saborearem as delicias artesanais, o ônibus com os turistas seguirão para um dos mais lindos e imponentes monumentos naturais do Espírito Santo, o Frade e a Freira que fica no município de Itapemirim.

A Secretaria de Meio Ambiente, disponibilizará o transporte gratuito aos trintas primeiros inscritos. Os aventureiros que desejarem ir em seus veículos deverão fazer suas inscrições normalmente nos locais pré-estabelecidos para controle da secretaria. Na chegada ao ponto de partida, haverá orientações e logo em seguida acontecerá a subida ao grande monumento natural.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Jean Paz Roza, o objetivo principal do Rota Turística Ambiental de verão na Pedra do Frade e a Freira, é levar ao conhecimento dos turistas e munícipes a importância da preservação do meio ambiente, mostrando um dos cenários mais lindos de Itapemirim, fazendo que o município seja divulgado naturalmente pelas suas belezas naturais.

No decorrer do trajeto, monitores e técnicos da Secretaria de Meio Ambiente estarão interagindo e passando valiosas informações sobre a vegetação que cerca o entorno desta "obra de arte divina". No retorno será proposto um almoço na Pousada Chalé do Frade, custeado por cada um dos participantes.

 

Conheça a história

Monumento natural, "O Frade e a Freira", é uma unidade de conservação administrada pelo IEMA, que consiste numa formação granítica gigantesca natural de 683 metros de altitude, localizada em Itapemirim, próximo a BR 101 Sul.

São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito. Este nome, Frade e Freira, foi dado à formação por conta de seu formato que lembra a imagem de um frade e uma freira como se estivessem um de frente para o outro. O local deu origem a uma bonita lenda, que conta que há muitos anos atrás um padre apaixonou-se por uma freira. Como o amor entre eles era impossível, foram transformados em pedra para que esse amor fosse eternizado.

Comentários