Preso suspeito de assassinar ex-governador Camata - Jornal Fato
Geral

Preso suspeito de assassinar ex-governador Camata

O político foi morto a tiros em frente a restaurante na Praia do Canto. Suspeito pelo crime foi preso pouco depois e encaminhado para a delegacia


o ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. ele foi atingido por disparos de arma de fogo em frente a um restaurante próximo à esquina das ruas Joaquim Lyrio e Chapot Prevot.

O suspeito pelo assassinato foi preso por volta das 18h15 e foi encaminhado para prestar depoimento da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Trata-se de ex-assessor de Camata, que confessou o crime. A arma utilizada foi apreendida. O motivo do assassinato é uma ação judicial promovida pelo ex-governador em desfavor do ex-assessor, com quem trabalhou por 20 anos.

"Ele (o ex-assessor) teve R$ 60 mil bloqueados em sua conta e hoje, ao encontrar Gerson Camata, na Praia do canto, foi tirar satisfação. Houve discussão verbal e, neste momento, Marcos Vinicius sacou a arma e efetuou o disparo", explica o Secretário de Estado de Segurança, Nylton Rodrigues . 

 

Biografia

Camata foi governador do Espírito Santo no período de 31 de março de 1983 até 14 de maio de 1986. Em sua gestão se notabilizou, entre outras coisas, por pavimentar estradas no interior do Espírito Santo. Encerrou a carreira política como senador, cargo que ocupou de 1º de fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 2011, após três mandatos consecutivos.

Ele também foi deputado federal pelo Espírito Santo de 1975 a 1983. Deputado estadual de 1971 a 1975 e assumiu o primeiro mandato como vereador por Vitória, de 1967 a 1971. Camata nasceu em 29 de junho de 1941, em Castelo, no sul do Espírito Santo.

Consternado

O governador eleito Renato Casagrande emitiu nota após o assassinato: !Consternado com o brutal assassinato do ex-governador Gerson Camata. Lamentável que um homem como ele, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, tenha perdido a vida de forma tão trágica. Nos despedimos hoje, com muita tristeza, desse líder carismático e agregador, que fez história no Espírito Santo. À família, meus sentimentos e minha solidariedade nesse momento de dor".

 


Estado em luto por 7 dias

O governador Paulo Hartung também emitiu nota oficial: "Recebi com muita tristeza a notícia da morte de um amigo, nosso querido ex-governador Gerson Camata. Gerson foi o primeiro governador eleito no nosso Estado no período de redemocratização do país. Fez um governo realizador e que entrou para a história dos capixabas. O Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças. Decretei luto oficial de sete dias . Suspendi imediatamente todas as minhas agendas de trabalho para acompanhar de perto a apuração desse crime tão bárbaro . Estou colocando o Palácio Anchieta à disposição da família Camata para que o funeral seja realizado na sede oficial do governo".

Comentários