Equipe retorna ao ES após auxiliar nos trabalhos em Brumadinho - Jornal Fato
Geral

Equipe retorna ao ES após auxiliar nos trabalhos em Brumadinho

A tripulação, composta por bombeiros e policiais militares do Espírito Santo, voltou do solo mineiro recebendo as orientações do comando da operação


Foto: Divulgação

O grupo de militares do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), da Secretaria da Casa Militar, que estava auxiliando no resgate às vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), retornou ao Espírito Santo na manhã desta terça-feira (5). A equipe realizou resgates durante seis dias no local.

A tripulação, composta por bombeiros e policiais militares do Espírito Santo, voltou do solo mineiro recebendo as orientações do comando da operação para iniciar os trabalhos. Fizeram parte da equipe os pilotos major Wesley (CBMES) e capitão Marcelo (PMES), os tripulantes operacionais subtenente Erick (PMES) e cabo Paulo Gomes (CBMES) e o mecânico de aeronaves subtenente Dal Bem (PMES), que falou sobre a experiência:

"Era muita destruição. É uma imagem que vou guardar para o resto da vida, do ponto de vista humanitário e do ponto de vista por gratidão por voar", afirmou o militar.

O Harpia 02 foi usado principalmente para transporte das equipes de buscas aos locais de difícil acesso, além de ter feito sobrevoos em toda a área atingida a fim de encontrar e transportar vítimas e possíveis sobreviventes do desastre.

Após uma reunião realizada na parte da tarde desta terça, os militares discutiram todos os detalhes da operação desde o início até o momento atual e uma nova equipe, também formada por bombeiros e policiais militares, sendo os pilotos, major Dalvi (CBMES) e o capitão Pablo (PMES); os tripulantes Operacionais, sargento Andrade (PMES) e cabo Welquerson (PMES); e o mecânico de aviação, cabo Lande (PMES), decolaram, também no Harpia 02, rumo a Minas Gerais, em continuação aos trabalhos.

Por conta do tempo chuvoso e instável que se depararam no meio do percurso, a tripulação teve que retornar, por segurança, e uma nova decolagem está prevista para a manhã desta quarta-feira (6).

Comentários